A final da Copa Sul-Americana de 2025 se aproxima, e o Paraguai será o palco da decisão entre Atlético e Lanús, da Argentina. Diante da agitação promovida pelo confronto em Assunção, capital do país, o No Ataque levantou o questionamento: para qual time os paraguaios vão torcer?
Na noite dessa sexta-feira (21/11), o NA foi às ruas de Assunção para conversar com torcedores paraguaios. A preferência dos entrevistados foi pelo Atlético, que contará com as torcidas de 15 pessoas entre 22 questionadas pela reportagem.
O zagueiro Junior Alonso é um dos principais motivos a levar paraguaios na torcida pelo Galo. Ele é titular da Seleção Paraguaia há várias temporadas e querido pelos compatriotas. Veja respostas a seguir.
Atlético ou Lanús? Paraguaios apontam preferência em final
- Adelson Taver, entregador (21): “Mineiro, porque já estive trabalhando no Brasil.”
- Ismael Ormedo, médico (63): “Mineiro, porque joga com Junior Alonso que é torcedor do Cerro e eu também sou.”
- Samuel Cáceres, cozinheiro (31): “Mineiro, porque tenho mais afinidade com as pessoas do Brasil.”
- Marec Noven, engenheiro (32): “Mineiro, porque os argentinos não são os mais simpáticos do mundo.”
- Wagner, profissional de marketing (38): “Atlético Mineiro, porque tem um jogador do Paraguai que é Junior Alonso.”
- Giuseppe Regalbuto, comerciante (52): “Mineiro, porque o Brasil me encanta.”
- Fernando Martínez, administrador (27): “Gosto muito do Lanús, porque Almirón jogou bastante tempo lá.”
- Ramon Ayala, profissional de relações públicas (63): “Mineiro, porque estamos mais perto deles.”
- Mario Paredes, desempregado (38): “Lanús, porque há uma rivalidade entre o Mineiro e o Olimpia. Como sou fanático do Olimpia, não vou pelo Mineiro. É um espinho para o Olimpia pelo que aconteceu.”
- Adrián Zarate, entregador (22): “Mineiro, porque gosto mais dos times brasileiros. Hulk e Junior Alonso.”
- Pedro Velásquez, estudante (27): “Mineiro, porque meu pai estudou quatro anos estudou quatro anos no Brasil, em Joinvilee. Eu desenvolvi o fanatismo pelo Brasil.”
- José Maldonado, comerciante (44): “Mineiro, porque tem um paraguaio lá: Junior Alonso. Nosso lateral-esquerdo na Seleção Paraguaia.”
- Ricardo López, comerciante (43): “Lanús, porque é um time argentino.”
- Cecília, comerciante (49): “Lanús, porque é argentino.”
- José Freitas, tapeceiro (38): “Lanús, pela cor da camisa. Sou torcedor do Cerro Porteño.”
- Omar Fleitas, comerciante (55): “Galo, Galo, Atlético Mineiro. Cara, a gente mora na fronteira, então temos afinidade com brasileiro. A gente torce por brasileiro. Junior Alonso zagueirão de ouro da Seleção Paraguaia.”
- Araceli González, professora (33): “Vou mais pelo Atlético Mineiro, porque joga muito melhor.”
- Oliver Contreras, jogador de futebol (16): “Atlético Mineiro, porque Junior Alonso joga lá. Compatriota. Hulk, Hulk, Hulk.”
- Giuliano Ezopra, estudante (17): “Lanús, porque Atlético Mineiro ganhou do Olimpia em 2013. Não é um trauma, mas não tenho boas lembranças deles.”
- Isaías Figueredo, estudante (17): “Atlético Mineiro, porque ganhou do Olimpia. Sou torcedor do Cerro Porteño.”
- Epipanio Sanabria, comerciante (60): “Mineiro, porque tenho uma consideração muito especial pelo Brasil. Viajo para lá todos os anos.”
- Giza Recale, psicóloga (29): “Lanús, porque me parece um time super dinâmico e me encanta como joga. A forma que eles atacam os times contrários, me parece um time ideal para ganhar do Mineiro.”
A maioria dos paraguaios nunca teve oportunidade de comemorar um título continental. Agora, os locais se veem divididos entre Atlético e Lanús na decisão que se acerca.
A Copa Sul-Americana nunca foi conquistada por uma equipe paraguaia. Apesar disso, o Olimpia é tricampeão da Copa Libertadores e foi vice do principal torneio do continente em outras quatro oportunidades.
Lanús x Atlético na final da Sul-Americana
Lanús e Atlético medirão forças pelo título da Copa Sul-Americana de 2025 a partir das 17h deste sábado (22/11). O palco do confronto será o Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
O Defensores del Chaco já recebeu o Galo em outra final continental. Na Copa Libertadores de 2013, o Atlético perdeu o primeiro jogo para o Olimpia-PAR, por 2 a 0, no local. Depois, venceu pelo mesmo placar no Mineirão, em Belo Horizonte, e conquistou título inédito ao superar o adversário nos pênaltis.
O Galo busca a primeira taça de Sul-Americana. Enquanto isso, o Granate foi campeão em 2013, diante da Ponte Preta, e sonha com o bicampeonato.