Muito mais do que a busca por uma taça, Lanús e Atlético entram em campo neste sábado (22/11), às 17h, para fazer história. As equipes se enfrentam pelo título da Copa Sul-Americana, que refletirá em aspectos econômicos, esportivos e até de astral para ambos os clubes. A seguir, o No Ataque traz tudo o que você precisa saber sobre o jogo no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai: onde assistir ao vivo, momentos dos times, arbitragem, falas dos técnicos, escalações, desfalques e mais!
A equipe argentina busca o bicampeonato do torneio continental. Em 2013, El Granate venceu a Ponte Preta e levantou a taça, enquanto em 2020 perdeu para o Defensa Y Justiça na final.
O time chega em bom momento para a final. Está em segundo lugar no Clausura, com 30 pontos em 16 jogos, e venceu o Atlético Tucumán por 3 a 1 na rodada passada.
A campanha do Lanús foi sólida durante toda a Sul-Americana. Após ficar em primeiro lugar no Grupo G, com 12 pontos, eliminou os seguintes rivais: Central Córdoba-ARG, Fluminense e Universidad de Chile-CHI.
Da crise à esperança
O Atlético, por sua vez, retomou o caminho das vitórias com Sampaoli. A equipe voltou a ter bom desempenho dentro das quatro linhas e se recuperou no Campeonato Brasileiro, praticamente se livrando do rebaixamento.
Apesar da derrota por 2 a 0 para o Bragantino no último jogo antes da decisão, o Galo viu algumas peças importantes renascerem, como o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o meia Bernard e os atacantes Dudu e Hulk.
Agora, o alvinegro quer a única taça que falta em âmbito continental. O time ficou em segundo lugar no Grupo H, com nove pontos, e passou por Atlético Bucaramanga-COL, Godoy Cruz-ARG, Bolívar-BOL e Independiente del Valle-EQU.
A terceira final entre Lanús e Atlético
Essa não será a primeira vez em que Lanús e Atlético se enfrentam em uma final continental. Para alegria dos torcedores do alvinegro, em ambas o time brasileiro levou a melhor.
Em 1997, o Galo venceu por 4 a 1 fora de casa e empatou na volta para levantar a taça da Copa Conmebol. Já em 2014 o time venceu por 1 a 0 na Argentina e 4 a 3 em Belo Horizonte para conquistar a Recopa Sul-Americana.
Busca por premiação e vaga na Libertadores
Além do peso histórico, a Sul-Americana vale muito para os dois lados. O time que vencer em Assunção receberá uma premiação de R$ 34,6 milhões e garantirá vaga na Copa Libertadores de 2026.
Lanús x Atlético: onde assistir à final?
O SBT/TV Alterosa fará uma super transmissão, com início às 15h45 e um pré-jogo especial comandado por Renata Saporito.
Para narrar a partida entre Atlético e Lanús, o SBT escalou Tiago Leifert, que terá ao seu lado os comentários de Mauro Beting e a análise de arbitragem de Nadine Basttos. No gramado, André Galvão trará os bastidores exclusivos das duas equipes.
- SBT/TV Alterosa
- ESPN
- Disney +
Lanús x Atlético: desfalques e prováveis escalações
Lanús
O Lanús não tem desfalques por suspensão. Titular da equipe, o zagueiro Ronaldo de Jesus está recuperado após sofrer um traumatismo no crânio há três meses, mas não deve iniciar a partida porque não entrou em campo desde então.
No departamento médico estão dois meio-campistas: Loaiza e Felipe Peña. Apesar disso, nenhum deles é considerado peça importante para a equipe.
Desta forma, a tendência é que o técnico Mauricio Pellegrino repita a escalação dos últimos jogos. O comandante do Granate, inclusive, disse que não deve haver surpresas entre os 11 titulares.
- Provável escalação do Lanús: Nahuel Losada; Gonzalo Pérez, Carlos Izquierdoz, José Canale e Sasha Marcich; Agustin Medina, Agustín Cardozo e Marcelino Moreno; Eduardo Salvio, Ramiro Carrera e Rodrigo Castillo. Técnico: Mauricio Pellegrino
- Desfalques do Lanús: Loaiza e Felipe Peña (lesionados)
Atlético
O Atlético, por sua vez, tem seis desfalques por lesão. Já estavam no departamento médico o zagueiro Lyanco e os atacantes Cuello, Júnior Santos e Caio Maia.
Na terça-feira (18/11), o volante Alan Franco lesionou o quadril durante o amistoso do Equador contra a Nova Zelândia. Com isso, é quase certo que o jogador tenha condições de iniciar a partida.
Outro atleta de meio-campo que está fora da final é Patrick. O jovem de 21 anos sentiu dores na coxa direita e não será relacionado para a decisão.
Desta forma, a provável dupla titular no meio-campo do Atlético é Fausto Vera e Alexsander. No entanto, existe a possibilidade que Igor Gomes seja acionado e não o argentino,deixando o time mais ofensivo.
As outras duas dúvidas no time titular são do lado direito. Na zaga, Ruan e Saravia concorrem pelo posto de terceiro zagueiro, enquanto o atacante Rony e o meia Gustavo Scarpa são as principais opções pela ponta.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Ruan Tressoldi (Saravia), Vitor Hugo e Junior Alonso; Fausto Vera, Alexsander (Igor Gomes), Guilherme Arana e Rony (Gustavo Scarpa); Bernard, Dudu e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli
- Desfalques do Atlético: Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo), Patrick (dores na coxa direita), Alan Franco (lesão no quadril), Cuello (cirurgia no tornozelo esquerdo), Júnior Santos (ruptura do tendão do adutor esquerdo) e Caio Maia (cirurgia no joelho direito)
Lanús x Atlético: os personagens
- Jorge Sampaoli, técnico do Atlético: “Uma final se define por muitos detalhes que estão vinculados ao jogo, com o externo, com as decisões. Para mim, um jogo como esse irá ganhar quem prestar atenção nos detalhes, que serão focados em cada aspecto da competitividade de jogo. É um jogo único, o clube tem a oportunidade de vencer um título muito importante em um ano de instabilidade. Nas últimas semanas de treino e de jogos o time foi alcançando um nível de protagonismo importante. Nós temos desejo por isso. Amanhã teremos um desafio importante contra uma boa equipe, mas tenho muita fé nesses jogadores que vão reverter esse ano de muita instabilidade.”
- Mauricio Pellegrino, técnico do Lanús: “A semana não está sendo fácil, porque todos da equipe têm a final quase inconscientemente, pensando o todo tempo nessa partida. Mas, essencialmente, espero que possamos tirar o que temos dentro, o que somos, o que temos feito até agora. A equipe não necessita nada mais. É fazer o que sabe para ser uma boa partida, para ser certeira, firme. É o que desejo. Que possamos ser nós mesmos’
Lanús x Atlético: a arbitragem
- Árbitro: Piero Maza (Chile)
- Assistentes: Miguel Rocha (Chile) e Alejandro Molina (Chile)
- VAR: Juan Lara (Chile)