Jorge Sampaoli, técnico do Atlético, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (21/11), em Assunção, no Paraguai. Dentre os assuntos abordados, o treinador fez questão de esmiuçar o contexto vivido pelo atacante Hulk, antes e depois da chegada da comissão técnica do argentino ao Galo.
Antes de Sampaoli desembarcar na Cidade do Galo, Hulk chegou a ficar mais de um ano sem ir às redes sem ser em lances de bola parada, entre 22 de setembro de 2024 (vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, na Arena MRV, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro) e 5 de novembro de 2025 (vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, na Arena MRV, pela 32ª rodada do Brasileiro).
Após o advento do argentino em terras mineiras, apenas nos últimos oito jogos, o ídolo atleticano fez três gols e deu três assistências (sendo titular em quatro oportunidades e saindo do banco quatro vezes).
‘Prejudicado e pouco aproveitado’
O treinador argentino ressaltou que o desempenho coletivo aquém das expectativas obtido pela equipe teve como efeito colateral a diminuição da performance de Hulk.
Para Sampaoli, mesmo tendo excelente capacidade técnica, o atacante acabou subaproveitado e precisou se trabalhar nos treinamentos para retomar à forma que lhe garantiu o status de ídolo na história do Galo.
“Creio que o Hulk foi prejudicado pelo rendimento de todo o time. Chegamos há pouco tempo e vimos um jogador que, apesar do seu poderio, não estava sendo aproveitado. Falamos muito com ele, treinamos com ele e tentamos recuperar sua melhor versão que é de frente para o gol.”
Trunfo para a conquista da Sul-Americana
Sampaoli salientou, ainda, que a possível conquista continental do Atlético tem grandes chances de perpassar pelos pés de Hulk.
O treinador foi enfático ao relembrar as glórias recentes do Atlético e as reiteradas vezes em que o atacante assumiu o protagonismo nos desafios enfrentados pelo Galo.
O comandante acredita que as chances de o Atlético vencer o torneio aumentam consideravelmente se Hulk compreender o poderio ofensivo que tem.
“Fazer com o que Hulk esteja perto do gol rival é fundamental para ter muito mais possibilidade. Se Hulk entende sua melhor capacidade, o time terá muito mais possibilidade de ganhar a Copa, porque historicamente esse clube viveu muito dos gols do Hulk. Quando não faz, o time sente.”
Hulk no Atlético
Hulk é a principal esperança de gols do Atlético na final. Ele é o artilheiro da equipe na temporada, com 20 gols em 56 jogos, e tem presença confirmada contra o Lanús.
Desde 2021, o atacante fez 134 gols em 280 jogos com a camisa alvinegra.