Ao eliminar o Boca Juniors no Mineirão, nessa quinta-feira (22/8), pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro quebrou longo tabu: havia 25 anos que o time celeste não sabia o que era superar um time argentino em mata-mata de uma competição internacional.
A última ocasião em que a Raposa levou a melhor em confronto eliminatório contra uma equipe do país vizinho foi em 1999. Na ocasião, os duelos com o River Plate valeram tanto pela final da Recopa Sul-Americana quanto pela fase de grupos da Copa Mercosul. O Cruzeiro ganhou por 2 a 0, no Mineirão(3 de agosto), e 3 a 0, no Estádio Monumental de Núñez (23 de setembro).
Posteriormente, o time celeste perdeu para Vélez Sarsfield, Boca Juniors (duas vezes), San Lorenzo e River Plate (duas vezes).
As eliminações do Cruzeiro para argentinos
- 2005: caiu para o Vélez Sarsfield nas oitavas da Sul-Americana, após derrota por 3 a 2 no placar agregado
- 2008: caiu para o Boca Juniors nas oitavas da Libertadores, após derrota por 4 a 2 no agregado
- 2009: perdeu a final da Libertadores para Estudiantes, após derrota por 2 a 1 em pleno Mineirão (a ida terminou em empate por 0 a 0)
- 2014: caiu nas quartas de final da Libertadores para o San Lorenzo, após derrota por 2 a 1 no agregado
- 2015: caiu nas quartas de final da Libertadores para o River Plate, após traumática goleada por 3 a 0 sofrida em pleno Mineirão (na ida, a Raposa havia vencido por 1 a 0, na Argentina)
- 2018: caiu nas quartas de final da Libertadores para o Boca Juniors, após derrota por 3 a 1 no agregado
- 2019: caiu nas oitavas de final da Libertadores para o River Plate, após empate por 0 a 0 nos dois jogos e vitória dos argentinos na disputa por pênaltis