O Botafogo ficou no empate por 0 a 0 com o Guarani-PAR, nesta quarta-feira (9/8), em Assunção. Com o resultado, o alvinegro se classificou para as quartas de final da Sul-Americana, já que na ida, no Rio, venceu por 2 a 1.
Na próxima fase, o Botafogo terá pela frente o Defensa y Justicia-ARG. A primeira partida será no Rio de Janeiro. Neste sábado, o Glorioso retorna a campo para enfrentar o Internacional, no sábado, às 21h, pelo Brasileiro.
Guaraní x Botafogo: o jogo
A partida teve alternância de domínio entre Botafogo e Guarani. Os alvinegros desperdiçaram muitos contra-ataques, enquanto os donos da casa tiveram as melhores chances de marcar.
O Botafogo começou melhor a partida e quase abriu o placar aos seis minutos. Segovia arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol. A resposta do Guarani aconteceu aos 21, quando Santander aproveitou cruzamento, mas cabeceou pela linha de fundo.
Após o início movimentado, o jogo caiu em rendimento. As duas equipes buscavam o ataque, mas esbarravam nas marcações adversárias. Os donos da casa voltaram a criar bom lance na parte final. Riveros cabeceou com perigo.
Antes do intervalo, o Guarani desperdiçou chance incrível. Philipe Sampaio perdeu a bola e viu Benítez acertar a trave. Assim, o duelo seguiu igual na primeira metade em Assunção.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor e chegou com perigo em duas oportunidades. No entanto, tanto Luís Henrique quanto Junior Santos foram travados no momento da finalização.
O Botafogo voltou a chegar com perigo com Diego Hernández, mas o uruguaio tentou o toque e foi desarmado. A resposta do Guarani veio em seguida. Em cruzamento, Barceló cabeceou, mas a bola bateu em Santander, que atuou como zagueiro para impedir o gol.
O lance animou o Guarani, que equilibrou o jogo, mas tinha dificuldade em passar pela marcação alvinegra. O Botafogo tinha espaço para os contra-ataques, mas errava muitos passes.
Na parte final, o Botafogo teve grande chance com Carlos Alberto. O atacante aplicou um chapéu no defensor e finalizou para grande defesa de Muñoz. O Guarani teve grande oportunidade de marcar aos 43 minutos. Camacho aproveitou cruzamento, dominou e chutou para defesa de Gatito Fernández. Assim, os cariocas seguraram o empate para confirmar a classificação na Sul-Americana.
GUARANÍ 0 X 0 BOTAFOGO
- Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
- Data: 09 de agosto de 2023 (quarta-feira)
- Horário: 19 horas (de Brasília)
- Árbitro: Felipe González (CHI)
- Assistentes: Juan Serrano (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
- VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
- Cartões amarelos: Camacho e Gil Romero (Guarani); Junior Santos, Victor Cuesta, Marlon Freitas e Marçal (Botafogo)
GUARANÍ
Rodrigo Muñoz; Raul Cáceres (Amarilla), José Moya, Paul Riveros e Salomani; Gastón Gil Romero (Brahian Fernández), Darío Ríos (Barceló), Estivel Moreira (Gallardo) e Néstor Camacho; Romeo Benítez (Sarquis) e Santander. Técnico: Juan Pablo Pumpido
BOTAFOGO
Gatito Fernández; JP Galvão (Di Plácido), Adryelson, Philipe Sampaio e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Marlon Freitas), Lucas Fernandes (Gustavo Sauer) e Diego Hernández (Carlos Alberto); Matías Segovia (Luís Henrique) e Júnior Santos. Técnico: Bruno Lage