A temporada de 2024 para o Cruzeiro será de muitas competições. A Raposa terá pela frente o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. Em virtude dos muitos compromissos, o técnico argentino Nicolás Larcamón indicou qual será a prioridade do clube celeste.
Em entrevista de apresentação na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, Larcamón afirmou que o Cruzeiro apostará suas fichas na Sul-Americana, que terá grandes concorrentes neste ano. Os mineiros não disputam o torneio internacional desde 2017.
“Vai ser uma volta muito gratificante para nós como organização, a torcida, de ver o Cruzeiro no plano internacional. Para nós é um grande objetivo na temporada, fazer uma participação boa, competir até as fases decisivas”, iniciou.
Nicolás também disse que é preciso ter cautela e dar um passo de cada vez para não se frustrar. Internamente, o Cruzeiro vislumbra chegar à decisão da Sula, mas sem perder o foco dos demais objetivos em 2024.
“É um torneio exigente, terão equipes tanto do Brasil quanto da Argentina, equipes grandes envolvidas, serão grandes confrontos. Quando chegar o momento, estaremos com muita gana e ilusão de poder fazer uma participação boa e só depois sonhar com o mais grande (título)”, completou.
Cruzeiro de volta à Sul-Americana
De volta à Sul-Americana após sete anos, o Cruzeiro ainda pode ser cabeça de chave em seu grupo. Entretanto, terá que torcer por um tropeço de um adversário mais bem qualificado no ranking de clubes da Conmebol.
Por ter terminado o Brasileirão no 14º lugar, os celestes confirmaram vaga direta na fase de grupos, mas sem garantias de estar no Pote 1 do sorteio. Pelo ranking da entidade, o Cruzeiro está na 33ª colocação.
Ao considerar a lista da Conmebol entre os times classificados à Sul-Americana, o Cruzeiro é o nono mais bem rankeado. À frente da equipe mineira estão Boca Juniors (ARG), Athletico-PR, Internacional, Racing (ARG), Corinthians, Defensa y Justicia (ARG), além de Olimpia (PAR) e Universidad Católica (CHI).
Dessa forma, o Cruzeiro cairia diretamente no Pote 2. Contudo, pode ser cabeça de chave caso Olimpia ou Universidad Católica fiquem pelo caminho na fase preliminar do torneio.
Pelas regras do torneio, clubes do mesmo país não podem participar da mesma chave. Ou seja, o Cruzeiro não enfrentará times brasileiros na etapa inicial, e isso inclui também as equipes que forem eliminadas na terceira fase da Libertadores. Botafogo e Bragantino correm esse risco.
O sorteio oficial dos grupos da Sul-Americana está previsto para março.
Metas esportivas da Raposa em 2024
Segundo o diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins, as metas esportivas do clube para 2024 são um pouco mais ousadas. A Raposa planeja terminar a Série A na primeira metade da tabela para, quem sabe, beliscar uma vaga à próxima Copa Libertadores.
“O objetivo para este ano é ser melhor que no ano passado, estar na primeira página do Brasileiro e manter o clube nesse status de disputar competições internacionais. Ele ( Larcamón) acredita nesse trabalho, numa evolução progressiva, e vê o Cruzeiro dessa maneira. Estamos motivados a fazer uma bela campanha na Sul-Americana”, disse.
O Cruzeiro também vislumbra chegar à decisão do Mineiro. O último título estrelado foi em 2019, quando foi campeão diante do Atlético, no Independência.