Com a confirmação da participação do Always Ready, da Bolívia, que foi eliminado na terceira fase da Libertadores, a Copa Sul-Americana definiu os seus 32 participantes. Veja abaixo quem o Cruzeiro pode enfrentar na fase de grupos do torneio.
O clube celeste disputará a Sul-Americana por ter terminado o Campeonato Brasileiro de 2023 em 14º lugar, com 47 pontos.
Na 33ª posição no ranking da Conmebol, a Raposa será cabeça de chave da competição. O mesmo ocorre com Boca Juniors (3º), Athletico-PR (6º), Internacional (11º), Racing-ARG (20º), Corinthians (22º), Defensa y Justicia (29ª) e Lanús (35ª).
Quem o Cruzeiro pode enfrentar na Sul-Americana?
- Pote 2: Argentinos Juniors-ARG, Independiente Medellín-COL, Delfín-EQU, Unión La Calera-CHI, Danubio-URU, Metropolitanos-VEN ou Coquimbo Unido-CHI
- Pote 3: Universidad Católica-EQU, César Vallejo-PER, Sportivo Luqueño-PAR, Nacional Potosí-BOL, Belgrano-ARG, Racing-URU ou Sportivo Ameliano-PAR
- Pote 4: Deportivo Garcilaso-PER, Real Tomayapo-BOL, Alianza Petrolera-COL, Rayo Zuliano-VEN, Nacional-PAR, Sportivo Trinidense-PAR ou Always Ready-BOL
Times do mesmo país não se enfrentam na fase de grupos
Como definido pela Conmebol, não será permitido que dois times de um país estejam no mesmo grupo da Sul-Americana. Desta forma, o Cruzeiro não poderá enfrentar Fortaleza, Cuiabá ou Bragantino.
Entre os possíveis adversários da Raposa estão clubes tradicionais como Argentinos Juniors e Independiente Medellín (Colômbia).
Potes da Copa Sul-Americana
Pote 1
- Boca Juniors (3º do ranking)
- Athletico-PR (6º)
- Internacional (11º)
- Racing-ARG (20º)
- Corinthians (22º)
- Defensa y Justicia (29ª)
- Cruzeiro (33º)
- Lanús (35ª)
Pote 2
- Fortaleza (39ª)
- Argentinos Juniors-ARG (46ª)
- Independiente Medellín-COL (51ª)
- Delfín-EQU (78º)
- Unión La Calera-CHI (80º)
- Danubio-URU (87º)
- Metropolitanos-VEN (91º)
- Coquimbo Unido-CHI (95º)
O único clube que o Cruzeiro não pode enfrentar no pote 2 é o Fortaleza.
Pote 3
- Universidad Católica-EQU (99º)
- César Vallejo-PER (118º)
- Sportivo Luqueño-PAR (133º)
- Cuiabá (142º)
- Nacional Potosí-BOL (167º)
- Belgrano-ARG (195º)
- Racing-URU (210º)
- Sportivo Ameliano-PAR (236º)
O Cruzeiro não poderá enfrentar o Cuiabá. Outros clubes também seriam ‘excluídos’ do grupo, a depender da nacionalidade da equipe do pote 2. Exemplo: se o Argentinos Juniors (pote 2) cair no grupo do Cruzeiro, o Belgrano (pote 3) passa a ficar impossibilitado.
Pote 4
- Deportivo Garcilaso-PER (sem ranking)
- Real Tomayapo-BOL (sem ranking)
- Alianza Petrolera-COL (sem ranking)
- Rayo Zuliano-VEN (sem ranking)
- Bragantino (eliminado na Libertadores)
- Nacional-PAR (eliminado na Libertadores)
- Sportivo Trinidense-PAR (eliminado na Libertadores)
- Always Ready-BOL (eliminado na Libertadores)
O clube do pote 4 no grupo do Cruzeiro será definido com base em quem for sorteado nos potes 2 e 3. O Bragantino não poderá entrar em nenhuma hipótese.
Copa Sul-Americana 2024
A Copa Sul-Americana de 2024 começou com 56 participantes. Na primeira fase, 32 clubes fizeram duelo único com um rival do próprio país – quatro equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Os 16 ganhadores se juntaram aos 12 que se garantiram diretamente na fase de grupos – seis do Brasil e seis da Argentina. Houve, ainda, a entrada de quatro times derrotados na terceira fase preliminar da Copa Libertadores.
Os grupos da Sul-Americana terão seis rodadas, com cada participante fazendo três jogos em casa e três fora.
Os primeiros colocados vão às oitavas de final, enquanto os segundos medem forças em playoffs (ida e volta) com os oito eliminados na terceira posição de suas chaves na Libertadores.
Oitavas de final, quartas e semifinais também ocorrerão em duas partidas. Já a decisão será em jogo único e em campo neutro.
Calendário da Sul-Americana
- Rodada 1: 3/4
- Rodada 2: 10/4
- Rodada 3: 24/4
- Rodada 4: 8/5
- Rodada 5: 15/5
- Rodada 6: 29/5
- Playoffs: 17/7 e 24/7
- Oitavas: 14/8 e 21/8
- Quartas: 18/9 e 25/9
- Semifinal: 23/10 e 30/10
- Final: 23/11