CRUZEIRO

Cifuentes começou carreira na Universidad Católica, adversária do Cruzeiro

José Cifuentes reencontrará a Universidad Católica, clube pelo qual foi revelado, logo na estreia do Cruzeiro na Sul-Americana
Foto do autor
Compartilhe

A estreia do Cruzeiro na fase de grupos da Copa Sul-Americana será especial para um jogador do elenco celeste. O volante José Cifuentes reencontrará a Universidad Católica, clube que o projetou para o futebol profissional. As equipes se enfrentarão nesta quinta-feira (4/4), às 21h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito, no Equador.

Cifuentes ganhou notoriedade na Universidad Católica em 2015, ainda aos 15 anos. Ele se destacou nas categorias inferiores, chamou a atenção da diretoria do clube e logo ascendeu à equipe principal. Na base, passou pelos times sub-17 e sub-19.

A estreia oficial do meio-campista pela Universidad foi em 31 de julho de 2016, na derrota por 2 a 0 para o Fuerza Amarilla, pela primeira rodada da segunda etapa do Campeonato Equatoriano. Cifuentes entrou no segundo tempo e recebeu um cartão amarelo.

Depois disso, recebeu mais oito oportunidades naquele ano e marcou três gols. As atuações do jovem deram indícios de que ele sabia atuar em mais de uma faixa do campo e não só como volante.

Em 2017, Cifuentes teve pouco tempo para brilhar pela Católica. Logo no início da temporada, ele foi emprestado para o América de Quito. Foram apenas quatro jogos e um gol antes de mudar de ares.

Cifuentes recebeu sua primeira chance na Universidad Católica em 2016 / Foto: Divulgação/Universidad Católica

Treinador da Universidad Católica revelou Cifuentes

Outra coincidência também chama atenção no reencontro de Cifuentes com a antiga equipe. Foi justamente Jorge Célico, atual treinador do time equatoriano, quem deu a primeira chance ao volante.

Adversários na noite de quinta-feira, Célico tentará superar o pupilo para largar bem na Sul-Americana. O modesto clube busca o primeiro título internacional da sua história.

Os títulos mais importantes da Católica são três troféus da Segunda Divisão Equatoriana (1990, 2007, 2012) e um da Terceira Divisão (1998). O time nunca conquistou a elite do futebol local, ficando em duas oportunidades na segunda posição (1973 e 1979).

Cifuentes será titular?

A presença de Cifuentes em campo contra a Católica ainda não é certa. O técnico Nicolás Larcamón deu pistas de que pode fazer algumas mudanças no Cruzeiro para preservar jogadores de um possível desgaste físico. Caso isso ocorra, existe a possibilidade de o volante ganhar uma chance entre os titulares.

O Cruzeiro vem de um jogo de muita entrega física. Os celestes saíram perdendo por 2 a 0 para o Atlético, mas foram aguerridos e buscaram o empate na Arena MRV, em Belo Horizonte, no último sábado (30/3), pela ida da final do Campeonato Mineiro.

Depois de enfrentar a Universidad Católica, a Raposa voltará a campo para decidir o título estadual. A equipe estrelada enfrentará o Atlético neste domingo (7/4), às 15h30, no Mineirão.

Cruzeiro na Sul-Americana

Cruzeiro e Universidad Católica estão no Grupo B da Sul-Americana, ao lado de Unión La Calera, do Chile, e Alianza, da Colômbia. Apenas o líder da chave avançará diretamente para as oitavas de final. O segundo colocado jogará a repescagem contra uma equipe oriunda da Copa Libertadores.

Compartilhe