Juan Dinenno e Arthur Gomes desfalcam o ataque do Cruzeiro na primeira rodada da Copa Sul-Americana. A Raposa estreia no torneio contra a Universidad Católica, nesta quinta-feira (4/4), às 21h, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador.
O motivo da ausência da dupla é físico. Nicolás Larcamón optou por poupar o centroavante e o ponta, que apresentaram desgaste físico acentuado após o empate por 2 a 2 com o Atlético, no sábado, pela ida da final do Campeonato Mineiro.
Apesar de não contar com os atacantes na estreia, o técnico volta a ter o lateral-esquerdo Kaiki como opção. O ala estava fora do time há dois meses, por causa de uma lesão muscular na coxa direita. Veja todos os atletas relacionados pelo argentino.
Substituto de Dinenno
Larcamón poupou Dinenno nos dois jogos da semifinal do Mineiro, contra o Tombense. Nessas ocasiões, o argentino escalou Rafael Elias como o centroavante titular da equipe.
Por isso, Papagaio é o favorito para assumir a posição de Dinenno diante da Universidad Católica. Nesta temporada, o retrospecto do jogador de 24 anos é de sete jogos (três desde o começo) e dois gols.
Outra opção para a linha de frente é Rafa Silva. O camisa 8 ainda não ganhou oportunidades entre os 11 iniciais. Nico usou o atleta apenas três vezes, sendo todas no segundo tempo. Ele não atua desde o dia 3 de fevereiro.
Substituto de Arthur Gomes
Para a função de Arthur Gomes, há dúvidas. Larcamón pode promover a estreia de Álvaro Barreal como titular ou dar novas oportunidades para Robert ou Mateus Vital no lado esquerdo.
O técnico não repetirá a escalação do último clássico, mas não deu indícios de como será o time do Cruzeiro em Quito. A chance para Barreal é esperada por ser o último jogador contratado pela Raposa e um dos únicos reforços que ainda não foram titulares – junto do terceiro goleiro Léo Aragão e de Rafa Silva.
Polivalente pelo lado esquerdo, o promissor atleta argentino já entrou em campo duas vezes. Ele foi acionado na etapa final do empate com Atlético e na vitória por 3 a 2 sobre o Tombense, no jogo de volta da semifinal.
Já Vital foi titular em três das cinco partidas que fez em 2024. Robert, por sua vez, esteve entre os 11 iniciais em cinco oportunidades neste ano. Ele ainda foi usado duas vezes como suplente.
As definições do ataque vão depender principalmente da escalação que Nico optar por usar frente à Universidad Católica. O técnico precisa garantir um resultado positivo para a Raposa, ao mesmo tempo em que deve poupar jogadores para a volta da final.
Próximo Cruzeiro x Atlético
Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar no próximo domingo, a partir das 15h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A vantagem é do time estrelado, que só precisa de novo empate para ser campeão mineiro.