Quito está a 2.850 metros acima do nível do mar. Será em meio à altitude da capital do Equador que o Cruzeiro estreará na Copa Sul-Americana. A Raposa enfrenta a Universidad Católica nesta quinta-feira (4/4), a partir das 21h, no Estádio Olímpico Atahualpa, pela primeira rodada do Grupo B.
Além da dupla, compõem a chave o Alianza FC, da Colômbia, e o Unión La Calera, do Chile. Apenas o primeiro colocado avança diretamente para as oitavas de final. Já o segundo colocado disputa a repescagem contra um dos times eliminados na fase de grupos da Copa Libertadores.
Vencer a Sul-Americana encerraria um jejum de 25 anos do Cruzeiro, que não ganha títulos internacionais desde 1999. A curto prazo, representaria mais um passo na reestruturação do clube, de volta a um torneio da Conmebol após quatro temporadas sem se classificar.
Por causa da disputa da final do Campeonato Mineiro, a Raposa iniciará a Sul-Americana com time misto. O técnico Nicolás Larcamón promoverá mudanças na estrutura do time, que joga a segunda parte da decisão estadual contra o Atlético no domingo.
Universidad Católica x Cruzeiro: onde assistir
A transmissão do confronto entre Universidad Católica e Cruzeiro será feita na TV a cabo, pela ESPN, e na internet, pelo serviço de streaming Star+.
Universidad Católica x Cruzeiro: prováveis escalações
Católica
A tendência é que o técnico Jorge Célico repita a mesma formação da equipe que goleou o Orense por 5 a 1, no Olímpico de Atahualpa, no último domingo (31/3), pela quinta rodada do torneio nacional. Não há desfalques no time equatoriano.
- Provável escalação da Universidad Católica: Rafael Ramos; Gregori Anangonó, Fausto Grillo, Gustavo Vallencilla e Layon Loor; Kevin Minda, Facundo Martínez e Luciano Nieto; Ismael Díaz, Kevin Quevedo e John Cifuente.
Cruzeiro
A provável escalação do Cruzeiro ainda é um mistério. Isso porque o técnico Nicolás Larcamón deve fazer algumas mudanças pontuais visando menor desgaste físico das principais peças. A Raposa divide atenções com a partida de volta da final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, neste domingo (7/4), às 15h30, no Mineirão.
“Temos a capacidade (de vencer) sem perder força e competitividade. O time vem trabalhando para enfrentar esse jogo, fazendo algumas mudanças se forem precisas, mas sem perder a relevância que tem o jogo de quinta-feira”, disse Larcamón após o empate por 2 a 2 com o rival, na Arena MRV, no último sábado (30/3), pelo jogo de ida da final.
Prováveis mudanças
A defesa deve sofrer, pelo menos, duas alterações. O lateral-direito William, que disputou todas as 12 partidas do Cruzeiro na temporada, pode ser poupado. Sendo assim, o mais cotado para assumir a vaga é Wesley Gasolina.
O zagueiro Lucas Villalba deve atuar como lateral-esquerdo no lugar de Marlon, assim como ocorreu na vitória estrelada por 3 a 1 sobre o Tombense, no jogo de volta da semifinal do Estadual. Ele deve formar trinca defensiva com Neris e João Marcelo. Com isso, Zé Ivaldo deve ser opção na reserva novamente.
A dupla de volantes do Cruzeiro, formada por Lucas Romero e Filipe Machado, deve ser mantida. Quem pode ganhar uma oportunidade é o equatoriano José Cifuentes, que vem se destacando nas últimas apresentações e jogará contra a equipe que o revelou para o futebol. O meia Mateus Vital também pode ficar com a posição de Matheus Pereira, que provavelmente será preservado do jogo na altitude.
No ataque, Rafael Elias e Álvaro Barreal são os cotados para assumirem as vagas de Juan Dinenno e Arthur Gomes, que sequer viajaram para Quito. O centroavante apresentou desgaste muscular acentuado, enquanto o ponta-esquerda ficou no Brasil para acompanhar o nascimento do filho.
- Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; Wesley Gasolina (William), Neris, João Marcelo e Lucas Villalba (Marlon); Lucas Romero, Filipe Machado, Mateus Vital (Matheus Pereira) e José Cifuentes; Rafael Elias e Álvaro Barreal
- Desfalques do Cruzeiro: Japa (lesão ligamentar no pé direito), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo), Gabriel Veron (lesão no pé direito), Juan Dinenno (desgaste muscular), Arthur Gomes (liberado para o nascimento do filho) e João Pedro (afastado por indisciplina)
Universidad Católica x Cruzeiro: personagens
“Tem que ter cuidado com todos (risos). Mas muito do meu elenco, eu não posso falar. Nossa torcida é muito quente, muito afetiva, mas é uma torcida pequena. Somos um clube com muita história, mas pequeno em popularidade. Estamos atrás de vitórias, títulos, para sermos mais reconhecidos. Que comece agora com o Cruzeiro”
Jorge Célico, técnico da Universidad Católica
“Sabemos a importância que tem a equipe não só a nível no Equador, mas também internacionalmente. Temos uma grande equipe que trabalha na parte de análise do adversário e nos preparamos muito bem. Foram duas semanas de trabalho na Data Fifa e pudemos focar o grupo para os compromissos que temos pela frente. É difícil ter que trabalhar (entre os jogos) com esse tempo de deslocamento, tem que chegar e ter que descansar”
Lucas Romero, volante do Cruzeiro
Universidad Católica x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Ángel Arteaga (Venezuela)
- Assistentes: Lubin Torrealba e Alberto Ponte (Venezuela)
- VAR: Juan López (Paraguai)