Próximo adversário do Cruzeiro na Copa Sul-Americana, o Alianza, da Colômbia, anunciou nesta segunda-feira (8/4) o retorno do técnico Hubert Bothert, que comandou o clube entre 2021 e 2023.
O colombiano chega ao Alianza para substituir César Torres, demitido no domingo da semana passada (30/4). Ele estava no comando da equipe desde junho de 2023. Nos últimos 14 jogos à frente do time, o técnico contabilizou três vitórias, três empates e oito derrotas.
Hubert Bothert deixou o Jaguares de Córdoba, 14ª colocado do Campeonato Colombiano Apertura, para acertar com o Alianza, vice-lanterna da competição.
Alianza não vence há mais de um mês
Contra o Cruzeiro, nesta quinta-feira (11/4), no Mineirão, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana, o time colombiano tentará pôr fim a jejum de vitórias que já dura mais de um mês.
A última vitória da equipe foi contra o América de Cali, também da Colômbia, pela primeira fase da Sula (preliminar da fase de grupos, disputada em jogo único), no dia 6 de março. Na ocasião, o Alianza venceu por 2 a 1.
Já são cinco partidas sem vitória nesse período – dois empates intercalados com três derrotas. O último jogo do time foi nesse domingo (7/4): empate sem gols com o Patriotas, fora de casa, 15ª rodada do Apertura do Colombiano.
Com o resultado, o time ficou na penúltima colocação do Campeonato Colombiano, com 13 pontos. O lanterna é justamente o Patriotas, com um ponto a menos, no 20º lugar.
Novo treinador é velho conhecido
Hubert Bodhert iniciará a segunda passagem dele pelo Alianza.
Ele foi técnico do time entre janeiro de 2021 e junho de 2023, quando o clube ainda se chamava Alianza Petrolera. Em janeiro de 2024, a equipe foi refundada e mudou de nome, cidade e cores: passou a se chamar Alianza F.C, adotou as cores vermelho, branco e azul (antes, usava amarelo e preto) e firmou sede na cidade de Valledupar, localizada a 384 km de Barrancabermeja, município onde o Alianza Petrolera jogava.
Hubert foi responsável por levar o time às semifinais do Apertura do Colombiano de 2023, classificando a equipe para a Sul-Americana de 2024. Ele deixou o comando técnico em julho do ano passado para assinar com o Independiente Santa Fe, gigante do futebol da Colômbia. Lá, contudo, não teve muito êxito – foi demitido após apenas três meses.
Na primeira passagem pelo Alianza Petrolera, o técnico colombiano teve aproveitamento de 44,8%: foram 30 vitórias, 27 empates e 30 derrotas em 87 partidas disputadas.
Cruzeiro e Alianza na Sul-Americana
O Alianza perdeu por 1 a 0 para o Unión Calera, em casa, pela primeira rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana.
Já o Cruzeiro empatou por 0 a 0 com a Universidad Católica, em Quito, no Equador.
Cruzeiro e Alianza se enfrentam nesta quinta-feira (11/4), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte.