CRUZEIRO

Cruzeiro: por que Seabra ainda não pode assinar como técnico na Sul-Americana?

Estreia de Fernando Seabra pelo Cruzeiro será contra o Alianza, pela Copa Sul-Americana; entenda caso inusitado com o treinador
Foto do autor
Compartilhe

Anunciado como novo treinador do Cruzeiro até o fim de 2024, Fernando Seabra passará por uma situação curiosa logo no primeiro compromisso à frente do clube após sua volta. Ele ainda não poderá assinar a súmula da partida contra o Alianza, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, na condição de técnico. As equipes se enfrentarão nesta quinta-feira (11/4), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Seabra não tem a licença internacional necessária para trabalhar em competições organizadas pela Conmebol. Entretanto, o departamento jurídico do Cruzeiro tenta uma liberação provisória junto à entidade para que o profissional de 46 anos preencha o documento normalmente.

Caso o clube mineiro não consiga o aval da Conmebol, nada mudará na estreia de Seabra na prática. Ele estará à beira da área técnica no primeiro jogo do Cruzeiro em casa na Sul-Americana dando orientações aos jogadores. Por sua vez, será o diretor técnico Paulo Autuori quem assinará a ficha como treinador.

Antes disso, Fernando precisará ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), até esta quinta-feira. O registro deve ser atualizado já nesta quarta-feira (10/4).

Quem estará ao lado do novo treinador?

Além dos profissionais que compõem a equipe pessoal do treinador, há em todos os clubes uma comissão técnica fixa. Hoje, o principal auxiliar permanente do Cruzeiro é Álvaro Martins, que já trabalhou com Seabra durante sua passagem no time sub-20.

De acordo com o diretor de futebol Pedro Martins, o Cruzeiro estuda a contratação de mais um profissional para auxiliar Seabra até o fim do ano. Contudo, ele não deu pistas de quem será.

Fernando Seabra pelo Cruzeiro

O Cruzeiro será a primeira experiência de Seabra em um time de ponta do futebol brasileiro como treinador efetivo. Ele tem trajetória profissional nas categorias de base e já foi técnico interino da Raposa em alguns jogos na reta final do Campeonato Brasileiro no ano passado.

Fernando Seabra foi contratado pelo clube em março do ano seguinte, já para a categoria sub-20. O treinador permaneceu no cargo até janeiro de 2024, quando deixou o clube para assumir o time sub-23 do Bragantino.

Na base, conquistou duas vezes o Campeonato Mineiro Sub-20 (2022 e 2023) e foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 (2023). Além disso, foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024.

No profissional, ao longo do último Campeonato Brasileiro, Seabra teve duas oportunidades de comandar o time principal do Cruzeiro. Primeiro, no empate por 0 a 0 com o Bragantino, em setembro, pela 22ª rodada.

Isso ocorreu logo após a demissão de Pepa. O sucessor do treinador português foi Zé Ricardo, que também não durou até o fim da competição.

Nas partidas finais, Seabra e o diretor Paulo Autuori se uniram para formar uma comissão técnica interina. A dupla conseguiu duas vitórias e quatro empates em seis rodadas, salvou o Cruzeiro do rebaixamento e ainda conquistou vaga na Copa Sul-Americana.

Compartilhe