O meia Matheus Pereira desabafou depois do empate do Cruzeiro com o Alianza, por 3 a 3, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. O time celeste abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas vacilou na etapa final e cedeu a igualdade ao adversário. A partida ocorreu na noite desta quinta-feira (11/4), diante de mais de 18 mil espectadores no Gigante da Pampulha.
Matheus Pereira deu a assistência para Zé Ivaldo fazer o segundo gol cruzeirense e marcou o terceiro em bela finalização de cabeça. O primeiro tento foi de Lucas Romero, em chute de fora da área. O Alianza alcançou o 3 a 3 com dois gols de Emerson Batalla e um de Jesús Figueroa.
Em entrevista à Conmebol, Matheus Pereira afirmou que a equipe precisa “tomar vergonha na cara” e não tirar o pé em momentos decisivos. Embora o camisa 10 não tenha apontado culpados, Zé Ivaldo errou o passe no lance do primeiro gol do Alianza, e Rafael Cabral engoliu um “frango” no 3 a 2. O clube da Colômbia buscou o 3 a 3 em cabeceio de Figueroa.
“Depois de uma final que perdemos, tivemos uma semana complicada com a demissão do treinador. A gente estava controlando o resultado. Precisamos começar a tomar vergonha na cara e prestar atenção nos detalhes, na bola parada. Sofremos três gols bobos, por erros nossos (…). O momento agora é de todo mundo ficar junto, corrigir os erros que estamos cometendo e seguir em frente”.
Matheus Pereira, meia do Cruzeiro
Na sequência da entrevista, Pereira ressaltou que a equipe precisa lidar com as cobranças e ter mais seriedade em toda a partida. Quando fez 3 a 0 sobre o Alianza, o Cruzeiro tinha 65% de posse de bola e parecia que iria ampliar o marcador tão logo quisesse. No segundo tempo, porém, o time celeste se mostrou muito desatento na marcação e possibilitou a impensável reação colombiana.
“A força tem que existir a partir de amanhã. O momento é caótico, a gente sabe que é difícil, uma semana muito turbulenta. Mas o jogador tem que estar habituado a isso. Tem dia que vai estar bom, outro dia estará ruim. Agora é a hora de a gente assumir a responsabilidade e jogar com mais determinação e encarar os jogos com mais seriedade durante os 90 minutos”.
Cobrança da torcida
Por fim, Matheus comentou os protestos dos torcedores, que xingaram o goleiro Rafael Cabral e o ex-jogador Ronaldo Nazário, acionisa majoritário da SAF celeste. O camisa 10 compreendeu a reação dos cruzeirenses e projetou a recuperação na estreia do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, às 17h de domingo (14/4), também no Mineirão.
“A torcida vem aqui, espera um bom futebol e um bom resultado, que infelizmente não veio hoje por falha que cometemos. Mas é isso, temos que seguir unidos e ajustar as coisas para que no domingo a gente consiga os três pontos”.
Matheus Pereira no Cruzeiro
Emprestado em julho de 2023 pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Matheus Pereira anotou o terceiro gol em 29 partidas pelo Cruzeiro. Com bons passes e lançamentos, o meia de 27 anos vem sendo o principal jogador celeste em 2024.
Para ficar em definitivo com Matheus, a Raposa precisa pagar 12 milhões de euros ao Al-Hilal – cerca de R$ 65 milhões. A diretoria celeste pretende manter o atleta e negocia forma de pagamento e valores. O contrato atual se encerra em junho.
Classificação do Grupo B da Sul-Americana
Com o empate por 3 a 3, o Cruzeiro vai a dois pontos e fica em terceiro no Grupo B da Sul-Americana. A Universidad Católica, do Equador, lidera a chave, com quatro pontos, seguido pelo Unión La Calera, do Chile, com três. O Alianza é o último colocado, com apenas um.
O Cruzeiro voltará a campo pela Sul-Americana no dia 23 de abril (terça-feira), às 19h (de Brasília), para medir forças com o Unión La Calera, pela terceira rodada do Grupo B. As equipes jogam no estádio Alcaldesa Ester Roa Rebolledo, em Concepción.
Campeonato Brasileiro
O foco do Cruzeiro agora é no Campeonao Brasileiro. Depois da estreia contra o Botafogo, o time visitará o Fortaleza na quarta-feira (17/4), às 20h, no Castelão, pela segunda rodada. Em seguida, a Raposa terá clássico contra o Atlético, na Arena MRV.