O Cruzeiro não pensa em outro resultado a não ser a vitória diante do Alianza pela Copa Sul-Americana. Ainda sem conquistar um triunfo sequer, a Raposa está em apuros no Grupo B da competição e precisa dar a volta por cima para continuar sonhando com a classificação direta à próxima fase. O No Ataque traz abaixo os cenários da chave com as possíveis combinações após o término da quarta rodada.
Cruzeiro e Alianza se enfrentarão nesta terça-feira (7/5), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar, na Colômbia. O duelo colocará frente a frente os dois piores times do grupo. Os mineiros estão na terceira posição, com três pontos, enquanto os colombianos amargam a lanterna, com apenas um.
No outro confronto da chave, a Universidad Católica receberá o Unión La Calera, do Chile, no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito, no Equador. A bola rola a partir das 23h (de Brasília) desta quinta-feira (9/5). Os mandantes lideram o grupo, com sete pontos, enquanto os visitantes estão na segunda posição, com quatro.
Além de secar os adversários, o Cruzeiro precisa de uma campanha perfeita nos jogos do returno da fase de grupos para alcançar a liderança. Isso porque apenas os primeiros colocados de cada chave se classificam para as oitavas de final da Sul-Americana. Os segundos avançam para um playoff contra os terceiros da Copa Libertadores.
Tabela do Grupo B da Sul-Americana
- 1º) Universidad Católica (EQU) – 7 pontos
- 2º) Unión La Calera (CHI) – 4 pontos
- 3º) Cruzeiro – 3 pontos
- 4º) Alianza (COL) – 1 ponto
Cenários para o Cruzeiro após a quarta rodada
Vitória
Caso consiga sua primeira vitória no torneio, o Cruzeiro chegará aos seis pontos e estará em condições melhores de classificação. Entretanto, há a possibilidade de a equipe celeste não ganhar nenhuma posição na tabela do Grupo B mesmo com o triunfo.
Para assumir o segundo lugar, a Raposa precisa torcer por um empate ou derrota do Unión La Calera diante da Universidad Católica. Em caso de igualdade, os chilenos chegariam no máximo a cinco pontos – um a menos do que o Cruzeiro – e perderiam a vice-liderança. Os equatorianos, por sua vez, teriam oito.
Já com a derrota, o La Calera ficaria com os mesmo quatro pontos e teria dois a menos do que o Cruzeiro. A Católica assumiria a ponta de forma isolada, com dez.
A única maneira de o time comandado pelo técnico Fernando Seabra não subir na tabela é se os chilenos derrotarem os equatorianos. Com essa combinação, o La Calera chegaria a sete pontos e igualaria à Católica, podendo até assumir a liderança caso diminua a diferença de saldo (três gols).
Empate
Se o Cruzeiro tropeçar mais uma vez fora de casa, a situação na Sul-Americana pode ficar muito complicada. Um novo empate deixará os celestes com quatro pontos, garantindo, no mínimo, a terceira posição ao término da rodada.
O Cruzeiro ficaria em terceiro com duas combinações simples: empate entre Católica e La Calera, ou vitória do La Calera fora de casa. Caso a primeira situação ocorra, os equatorianos somariam oito pontos, enquanto os chilenos chegariam a cinco. Já a segunda probabilidade deixaria a pontuação entre os dois times iguais, ambos com sete.
Contudo, há chance de a Raposa subir para a vice-liderança mesmo com o empate. Para que isso ocorra, a Católica teria que vencer o La Calera. Dessa forma, os equatorianos chegariam aos dez pontos na liderança isolada, enquanto os chilenos perderiam saldo de gol e seriam automaticamente ultrapassados pelo Cruzeiro.
Derrota
Já com a derrota para o Alianza, as chances de classificação do Cruzeiro diminuiriam drasticamente. Isso porque o clube mineiro continuaria com três pontos e seria ultrapassado pelo adversário – que chegaria a quatro -, passando a ocupar a lanterna do grupo.
Nesse cenário, a chance de avanço direto seria maior se Católica e La Calera empatassem. Assim, os equatorianos chegariam a oito pontos, enquanto os chilenos a cinco, restando ainda dois confrontos diretos para os celestes.
Em caso de triunfo da Universidad Católica sobre o Unión La Calera, o Cruzeiro não terá mais chance de assumir a liderança da chave e só poderá avançar de fase passando pelo playoff. O time com sede em Quito somaria dez pontos e não poderia mais ser ultrapassado pela equipe mineira.
Já a vitória do La Calera sobre o adversário colocaria fogo na disputa do grupo. Isso porque os chilenos igualariam aos equatorianos no número de pontos (sete) e deixaria todos os times com chances de classificação.