CRUZEIRO

Vídeo: Pedrinho ‘motiva’ elenco do Cruzeiro antes de viagem para Colômbia

Novo dono do Cruzeiro cumprimentou jogadores e diretores do clube antes de viagem à Colômbia, para jogo com Alianza, pela Sul-Americana
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

A presença de Pedro Lourenço já pode ser vista nos bastidores do Cruzeiro. Novo dono do clube, o empresário de 68 anos esteve junto ao elenco celeste na manhã desta segunda-feira (6/5), antes de viagem para Valledupar, na Colômbia. Veja a interação no vídeo abaixo.

O município colombiano será palco do jogo entre Alianza e Cruzeiro, pela quarta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. As equipes se enfrentam nesta terça-feira, a partir das 21h30, no Estádio Armando Maestre Pajaveau.


Pedrinho comprou a SAF das mãos de Ronaldo

Pedro Lourenço comprou 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol do Cruzeiro – o percentual restante pertence à associação civil, que geriu o futebol do clube entre janeiro de 1921 e dezembro de 2021.

O antigo dono da SAF é o ex-centrovante Ronaldo Nazário, amigo pessoal de Pedrinho. A decisão de vender a sua parte do montante foi revelada na última segunda, em coletiva de imprensa na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.

Novo dono promoveu grandes mudanças no Cruzeiro

No vídeo divulgado nas redes sociais do Cruzeiro, é possível ver Pedrinho apoiando alguns jogadores antes da viagem. O empresário também aparece ao lados do auxiliar técnico Vinicius Rovaris e dos três novos diretores do Cruzeiro: Alexandre Mattos, Paulo Pelaipe e Edu Dracena.

Pedrinho deu a Mattos a função de maior prestígio na pasta. A princípio, o experiente dirigente foi contratado para ser o diretor de futebol da Raposa. Porém, ele terá uma função ainda mais importante: será uma espécie de CEO do futebol.

Caberá a Mattos conduzir situações contratuais do atual elenco de jogadores do Cruzeiro, mapear o mercado e aprovar possíveis contratações a serem feitas. Além disso, o diretor terá autonomia para mudar o comando técnico.

Homem de confiança de Pedro Lourenço, Mattos ocupará uma função semelhante à exercida por Paulo André na gestão de Ronaldo Nazário à frente da SAF celeste. O ex-zagueiro era o diretor de estratégias do clube. Era ele quem tomava as decisões finais no departamento de futebol.

Mattos também terá o auxílio de Pedro Júnior na diretoria. O filho mais velho dono do Cruzeiro observará de perto as movimentações do CEO de futebol.

Dracena e Pelaipe atuarão sob a tutela de Mattos

Com a indicação de Mattos, Pedrinho contratou Paulo Pelaipe para integrar a pasta no Cruzeiro. O profissional de 73 anos estava no Botafogo-SP quando aceitou o convite para ser diretor executivo de futebol.

Pelaipe tem trajetória intimamente ligada ao Grêmio, clube pelo qual trabalhou em quatro oportunidades e foi campeão da Copa do Brasil (2001) e da Série B do Campeonato Brasileiro (2005). Ele também teve destaque no Flamengo em 2019 e integrou o grupo campeão estadual, do Brasileiro e da Copa Libertadores.

A grosso modo, Pelaipe substituirá Pedro Martins. Dessa forma, de acordo com a nova estrutura da SAF, as decisões tomadas por ele no futebol passarão pela supervisão de Alexandre Mattos. A novidade mais recente no departamento de futebol do Cruzeiro foi a chegada de Edu Dracena para compor a pasta. O ex-zagueiro foi anunciado como diretor técnico nesse sábado (4/5).

Dracena, que tem passagem vencedora pela Raposa como jogador, retorna ao clube para substituir Paulo Autuori. Ele será o responsável por ligar a diretoria da SAF à comissão técnica e aos atletas das categorias de base, do profissional e do feminino.

Edu se aposentou dos gramados em 2019, quando atuava pelo Palmeiras. Logo depois, assumiu funções de gerência ligadas ao clube paulista até 2021. Ainda no mesmo ano, trabalhou no Santos como diretor de futebol. Ele pediu demissão do cargo no segundo semestre de 2022. Desde então, estava desempregado.

Compartilhe