A primeira vitória do Cruzeiro na Sul-Americana reacendeu a chama da esperança pela classificação direta às oitavas de final. O triunfo por 3 a 0 sobre o Alianza, nessa terça-feira (7/5), na Colômbia, pela quarta rodada, deixou o técnico Fernando Seabra bastante otimista quanto à chance de avanço celeste.
Em entrevista após o jogo no Estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar, Seabra disse o que o torcedor cruzeirense pode esperar da Raposa nos próximos dois compromissos. O time apresentou grande evolução em relação aos empates frustrantes do primeiro turno do Grupo B.
“Sem dúvida a gente estava devendo esse resultado (vitória). Nosso cenário atual é que cada jogo é uma decisão, para que a gente dependa apenas de nós mesmos para buscar a classificação e, eventualmente, lutar pela primeira colocação do grupo”.
– Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro.
“Estamos focados nesse sentido, sabendo que a gente nos permitiu iniciar em uma colocação no grupo muito desfavorável e cabe a gente dar a resposta. É jogo a jogo, cada jogo agora é uma decisão”, completou.
Atuação do Cruzeiro contra Alianza convenceu
O Cruzeiro buscou a vitória fora de casa desde os primeiros minutos, quando quase abriu o placar em finalização do zagueiro Zé Ivaldo. Coube a Lucas Silva, no último lance da etapa inicial, colocar os celestes em vantagem. Contudo, os mineiros só conseguiram dominar completamente o adversário na derradeira etapa.
Na volta do intervalo, brilhou a estrela de Arthur Gomes. Aos 4’, o atacante aproveitou o rebote de grande jogada de Rafa Silva, que driblou dois defensores adversários na área, e mandou no canto direito do goleiro Grazziani.
Depois disso, o Cruzeiro só controlou o jogo no meio-campo e pouco sofreu na defesa. A equipe de Seabra teve 58% de posse de bola, contra 42% do Alianza. As finalizações também foram mais volumosas: 15 contra 11, sendo quatro no alvo para cada um.
Liderada pela dupla Zé Ivaldo e João Marcelo – que juntos só foram vazados em uma oportunidade -, a defesa do Cruzeiro também sobrou em campo. Foram 15 desarmes dos visitantes contra apenas dois dos mandantes.
No fim da partida, Rafael Elias chutou de fora da área e contou com desvio na defesa do Alianza para marcar um golaço e dar números finais ao duelo internacional.
O resultado levou a Raposa à vice-liderança do Grupo B, com seis pontos, mas pode ser ultrapassada no fechamento da rodada. Para assumir o segundo lugar em definitivo, o time dirigido por Seabra precisa torcer por empate ou derrota do Unión La Calera (3º, com quatro) diante da Universidad Católica (líder, com sete), nesta quinta-feira (9/5), às 23h, no Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador.
Próximos jogos na Sul-Americana
- Cruzeiro x Unión La Calera – 16 de maio, às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quinta rodada
- Cruzeiro x Universidad Católica – 30 de maio, às 21h, no Independência, em Belo Horizonte, pela sexta rodada