A partida diante da Universidad Católica nesta quinta-feira (30/5), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana, representa muito para o Cruzeiro. Além de valer a classificação direta às oitavas de final do torneio, o time celeste pode atingir um feito em caso de vitória diante dos equatorianos que não ocorre há dois anos.
O Cruzeiro tenta repetir a sequência de cinco triunfos consecutivos registrada na temporada de 2022, que terminou com o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, a Raposa ainda foi além e emplacou uma série de nove vitórias seguidas, somando jogos pela Segunda Divisão e Copa do Brasil.
A série positiva teve início com a vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, na quarta rodada, em 26 de abril. Depois, os celestes derrotaram Chapecoense (2 a 0), Grêmio (1 a 0), Náutico (1 a 0), Sampaio Corrêa (2 a 0), Criciúma (1 a 0), Operário-PR (2 a 1) e CRB (1 a 0).
Em meio aos jogos da Série B, o Cruzeiro bateu o Remo por 1 a 0, pelo jogo de volta da terceira fase do torneio mata-mata. A vaga nas oitavas foi decidida na disputa por pênaltis, também vencida pelos mandantes (5 a 4).
Sequência de vitórias da Raposa
Neste ano, o Cruzeiro vem de quatro vitórias também em duas competições distintas. A boa fase teve início no triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, no Gigante da Pampulha, pela quarta rodada da Série A, em 28 de abril.
Sob o comando do técnico Fernando Seabra, a equipe estrelada também bateu o Alianza por 3 a 0, em Valledupar, na Colômbia, pela quarta rodada da Sul-Americana. Depois, voltou a campo e derrotou o Atlético-GO por 1 a 0, no Antônio Accioly, em Goiânia, pela sexta rodada do Brasileirão.
A última partida do Cruzeiro foi o triunfo por 1 a 0 sobre o Unión La Calera, do Chile, no Independência, pela quinta rodada da competição internacional. O resultado manteve viva a chance de classificação direta às oitavas de final.
Cruzeiro teve jogos adiados
A sequência do Cruzeiro poderia ser ainda maior neste momento caso o time não tivesse jogos adiados em virtude das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou o compromisso contra o Internacional, pela quinta rodada do torneio nacional, que seria logo após o jogo contra o Vitória.
Dias depois, a entidade anunciou a suspensão das rodadas sete e oito do Brasileiro, o que interferiu diretamente no calendário da Raposa. O Cruzeiro enfrentaria o São Paulo em 20 de maio (segunda-feira), no MorumBis, e depois receberia o Cuiabá neste domingo (26/5), no Independência.
Essas partidas foram remarcadas para semanas seguintes ao duelo contra a Católica. O Cruzeiro enfrentará o time paulista em 2 de junho, às 18h30, e a equipe mato-grossense no dia 13 do mês que vem, às 19h, no Mineirão.
Disputa na Sul-Americana
O duelo contra a Universidad Católica será decisivo para as pretensões do Cruzeiro. Isso porque, se vencerem, os mineiros podem ultrapassar os equatorianos e avançar diretamente às oitavas de final da competição.
A Católica lidera o Grupo B, com 11 pontos, seguida pelo Cruzeiro, com nove. O Unión La Calera está na terceira posição, com quatro, enquanto o Alianza amarga a lanterna, com apenas dois.