CRUZEIRO

Com vitória sobre a Católica, Cruzeiro iguala feito na Sul-Americana

Cruzeiro avançou às oitavas de final da Copa Sul-Americana ao derrotar a Universidad Católica por 1 a 0, no Mineirão, em BH
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro igualou a um feito histórico do clube na Copa Sul-Americana ao vencer a Universidad Católica, do Equador, por 1 a 0, no Mineirão, nessa quinta-feira (30/5), pela sexta rodada do Grupo B. Com o resultado, o time celeste conseguiu avançar diretamente às oitavas de final pela terceira vez. 

O gol que valeu a ‘passagem’ do Cruzeiro para a fase de mata-mata do torneio só saiu na reta final da partida. Coube a Rafa Silva marcar o tento do alívio dos mais de 55 mil torcedores presentes no Gigante da Pampulha. Aos 34’, o centroavante aproveitou o rebote do goleiro Romo e empurrou para a rede. 

A vitória suada fez o Cruzeiro igualar as duas melhores campanhas da história do time em sete participações na competição internacional. A Raposa nunca passou desta etapa da Sul-Americana. 

A primeira eliminação celeste à essa altura foi em 2004, quando perdeu duas vezes para o Internacional. No jogo de ida do confronto, o Colorado bateu o Cruzeiro por 3 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e ainda triunfou por 1 a 0, no Mineirão, na partida de volta. 

A segunda frustração do Cruzeiro nas oitavas de final veio diante do Vélez Sarsfield, em 2005. A equipe mineira tropeçou no primeiro duelo, no estádio José Amalfitani, na Argentina, e perdeu por 2 a 0. Na volta, no Mineirão, venceu por 2 a 1, mas não foi o suficiente para avançar. 

Desempenho do Cruzeiro na Sul-Americana nos outros anos

Nas outras quatro participações na Sul-Americana, o Cruzeiro teve resultados bem aquém do esperado, decepcionando a torcida. Em 2003, a Raposa saiu ainda na fase preliminar brasileira – triangular com São Caetano e Palmeiras. 

Já em 2006, caiu na segunda fase diante do Santos. O ano seguinte também teve resultado frustrante, já que foi eliminado pelo Goiás na etapa preliminar. 

A derradeira participação do Cruzeiro na Sul-Americana foi em 2017, quando deu adeus à competição ao perder nos pênaltis para o Nacional, do Paraguai, na primeira fase. 

Classificação em 2024

Com a vitória diante da Católica, o Cruzeiro chegou aos 12 pontos, ultrapassou o adversário direto e assumiu a liderança da chave. Com isso, conseguiu se classificar diretamente às oitavas de final. 

Por sua vez, a Católica ficou na segunda posição, com 11, e terá que passar pelo playoff se quiser chegar às oitavas do torneio.

Compartilhe