CRUZEIRO

Boca x Cruzeiro: Ronaldo fez gol antológico em duelo pela Libertadores de 1994

Cruzeiro se espelha em atuação de gala de Ronaldo na Libertadores de 1994 para vencer o Boca Juniors; equipes se enfrentam pela Sul-Americana
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro se inspira no brilho de um ‘prata da casa’, que fez história no passado, para vencer o Boca Juniors em plena Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina, nesta quinta-feira (15/8), às 21h30, pelo jogo de ida da Copa Sul-Americana. O time celeste tem como exemplo a atuação de gala de Ronaldo Nazário no triunfo por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela fase de grupos da Libertadores de 1994. 

Em 6 de abril daquele ano, a então promessa da equipe mineira conhecida pelo apelido de Ronaldinho garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o temido Boca. E não foi um tento qualquer. O atacante fez um gol antológico e explodiu o Gigante da Pampulha. 

No lance, Ronaldo recebeu a bola no meio-campo, partiu em velocidade e driblou três defensores antes de deixar o goleiro Navarro Montoya estatelado no chão. Com o gol livre, o camisa 9 só rolou a bola para o fundo da rede. 

A ‘pintura’ do Fenômeno foi eleita a mais bonita da Libertadores daquele ano. 

Aos 17 anos à época, Ronaldo infernizou o lateral-esquerdo Mac Allister e o zagueiro Noriega com dribles e arrancadas. Antes de balançar a rede, ele deu assistência para Luís Fernando anotar o primeiro gol celeste. Martínez marcou para o Boca.

O Cruzeiro encerrou a fase de grupos da Libertadores de 1994 em segundo lugar, abaixo do líder Vélez Sarsfield e acima do terceiro colocado Palmeiras. O time dirigido por Ênio Andrade acabou eliminado pelo Unión Española, do Chile, nas oitavas de final.

Boca x Cruzeiro pela Sul-Americana

Desta vez, porém, Cruzeiro e Boca Juniors darão início à disputa por uma vaga nas quartas de final da Sul-Americana. Os adversários disputam a partida de volta uma semana depois, na quinta-feira (22/8), às 21h30, no Mineirão.

A Raposa aposta suas fichas na experiência do goleiro Cássio, que fez história pelo Corinthians ao vencer a Libertadores de 2012 justamente contra o Boca, e na inspiração do meia Matheus Pereira, principal assistente e goleador do time na temporada, com 21 participações.

Por sua vez, o time xeneize tem como esperança de gol o veterano Edinson Cavani. O atacante uruguaio de 37 anos já marcou 16 gols em 24 partidas no Campeonato Argentino deste ano.

Compartilhe