CRUZEIRO

Contra o Boca, Cruzeiro tentará repetir feito que não ocorre há 30 anos

Cruzeiro voltará a enfrentar o Boca Juniors na Bombonera nesta quinta-feira (15/8), às 21h30, pelo jogo de ida das oitavas da Sul-Americana
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro tentará repetir um feito que só conseguiu uma vez na história diante do Boca Juniors. As equipes se enfrentarão na noite desta quinta-feira (15/8), às 21h30, na Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. 

A Raposa só venceu o time xeneize apenas uma vez na Bombonera. O único triunfo cruzeirense foi em março de 1994, quando bateu o adversário por 2 a 1, na fase de grupos da Copa Libertadores. 

Na oportunidade, o time comandado por Ênio Andrade venceu o adversário com gols de Paulo Roberto e Roberto Gaúcho. Beto Acosta descontou para os xeneizes. 

Desde então, o Cruzeiro visitou o Boca Juniors no estádio em quatro ocasiões, tendo o melhor resultado um empate por 0 a 0, na Supercopa Libertadores de 1996. Os outros encontros terminaram com vitória dos mandantes (veja o retrospecto no fim da matéria). 

Última vez da Raposa na Bombonera

A última vez que o Cruzeiro esteve na Bombonera foi em 19 de setembro de 2018, quando saiu de campo derrotado por 2 a 1, pelo duelo de ida das quartas de final da Libertadores. O jogo ficou marcado por um erro de arbitragem que prejudicou a equipe celeste. 

O paraguaio Eber Aquino, responsável pelo apito, expulsou Dedé injustamente em função de um lance acidental envolvendo o defensor cruzeirense e o goleiro argentino Andrada. O árbitro consultou o VAR para confirmar a decisão, tomada aos 29 minutos do segundo tempo, depois de o camisa 1 do Boca receber atendimento médico. 

Mesmo com as imagens mostrando que Dedé visava apenas a bola quando atingiu o rosto de Andrada, Aquino não titubeou ao dar vermelho. Ele foi respaldado pelo árbitro de vídeo Mario Diaz de Vivar. 

O clube xeneize, que abriu o placar com Zárate, aos 35’ do primeiro tempo, viu caminho livre para marcar o segundo, aos 36’ da etapa final, em finalização de Pablo Pérez. No lance, o lateral-direito Edilson falhou ao tentar cortar o cruzamento de Jara.

Dias depois, após reclamações do Cruzeiro, a Conmebol reconheceu o erro da arbitragem e anulou a expulsão de Dedé. Com isso, o zagueiro pôde participar da partida de volta, que terminou empatada por 1 a 1, no Mineirão, e novamente com o camisa 26 celeste expulso. 

Retrospecto entre Boca Juniors x Cruzeiro em jogos oficiais

  • Boca Juniors 1 x 0 Cruzeiro – final Libertadores de 1977
  • Cruzeiro 1 x 0 Boca Juniors – final da Libertadores de 1977
  • Boca Juniors (5) 0 x 0 (4) Cruzeiro – final da Libertadores de 1977
  • Boca Juniors 2 x 1 Cruzeiro – final da Copa Master da Supercopa de 1992
  • Boca Juniors 1 x 2 Cruzeiro – fase de grupos da Libertadores de 1994
  • Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors – fase de grupos da Libertadores de 1994
  • Boca Juniors 0 x 0 Cruzeiro – Supercopa Libertadores de 1996
  • Cruzeiro (7) 1 x 1 (6) Boca Juniors – Supercopa Libertadores de 1996
  • Boca Juniors 1 x 0 Cruzeiro – Supercopa Libertadores de 1997
  • Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors – Supercopa Libertadores de 1997
  • Boca Juniors 2 x 1 Cruzeiro – oitavas de final da Libertadores de 2008
  • Cruzeiro 1 x 2 Boca Juniors – oitavas de final da Libertadores de 2008
  • Boca Juniors 2 x 0 Cruzeiro – quartas de final da Libertadores de 2018
  • Cruzeiro 1 x 1 Boca Juniors – quartas de final da Libertadores de 2008
Compartilhe