Embora o caminho rumo à glória na Copa Sul-Americana tenha começado ainda em abril, o Cruzeiro terá nesta quinta-feira (15/8) o seu compromisso mais importante na competição. A Raposa medirá forças com o Boca Juniors, na Bombonera, em Buenos Aires, a partir das 21h30, pelo jogo de ida das oitavas de final. A seguir, a reportagem de No Ataque informa todos os detalhes sobre a ‘decisão’ na Argentina: onde assistir, prováveis escalações, desfalques e mais.
- Boca x Cruzeiro: Buenos Aires tem estádios espalhados por todos os cantos
- Pedrinho critica ação de policiais contra cruzeirenses: ‘Não podemos permitir’
- Jaeci crava favorito no duelo entre Boca Juniors e Cruzeiro: ‘Tem mais tudo’
Os dois adversários chegam com o moral baixo após as últimas atuações em seus respectivos torneio nacionais. Entretanto, o momento dos argentinos é de pressão extrema. Mandante na partida, o Boca passa por seu momento de maior oscilação, tendo o técnico Diego Martínez em cheque no cargo.
O Boca está na 15ª posição no Campeonato Argentino, com 14 pontos. Além disso, avançou às oitavas da Sul-Americana aos trancos e barrancos. O time eliminou o Independiente del Valle no playoff do torneio.
Já o Cruzeiro enfrenta uma pequena turbulência após dois resultados frustrantes no Campeonato Brasileiro. Os celestes pouco criaram na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, em Cariacica-ES, e viram o Atlético se impor mais no clássico que terminou empatado por 0 a 0, no Mineirão.
No entanto, a sequência não abala o bom trabalho que vem sendo feito por Fernando Seabra. A equipe mineira está na sexta colocação da Série A, com 36 pontos, e passou em primeiro lugar do Grupo B da Sula.
Boca Juniors x Cruzeiro: onde assistir
O duelo de ida das oitavas de final da Sul-Americana terá transmissão exclusiva por serviço de assinatura na internet (streaming). O único canal a exibir o jogo será a Paramount+.
Boca Juniors x Cruzeiro: prováveis escalações
Boca Juniors
Se não bastasse a desconfiança da torcida sobre sua capacidade de conduzir o Boca Juniors, Martínez ainda não deve ter força máxima à disposição. O primeiro possível desfalque será Marcos Rojo. O zagueiro está em transição física após se recuperar de lesão e ainda é dúvida.
Caso Rojo não reúna condições de começar a partida, Nicolás Figal deve ser o escolhido para a vaga. O treinador também precisará fazer outra mexida na zaga, pois Cristian Lema ainda está no departamento médico. Gary Medel, ex-Vasco, deve ser o escolhido.
Já no meio-campo, Martínez ganhou um reforço importante. O volante Cristina Medina e o meia Kevin Zenón retornaram da Seleção Argentina, que estava na disputa da Olimpíadas de Paris 2024, e serão opções. Apenas o primeiro deve ser titular.
A maior dúvida do Boca para o jogo contra o Cruzeiro é em relação à condição de Edinson Cavani. O centroavante uruguaio foi ausência nos últimos treinamentos devido a um quadro febril. No entanto, participou de parte da atividade da equipe nesta quarta-feira (14/8) e não deve ser problema.
- Provável escalação do Boca: Sergio Romero; Luis Advíncula, Gary Medel, Marcos Rojo (Nicolás Figal) e Lautaro Blanco; Pol Fernández, Cristian Medina e Jabes Saralegui; Brian Aguirre, Miguel Merentiel e Edinson Cavani (Milton Giménez).
- Desfalques do Boca: Cristian Lema (lesão)
Cruzeiro
Já Seabra tem dúvidas pontuais para montar o time do Cruzeiro. As maiores ‘dores de cabeça’ estão no setor de meio-campo e no ataque. Após o clássico, o treinador afirmou que poderia mexer no time para o duelo contra o Boca.
A única mudança certa será na zaga. João Marcelo cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo no Brasileirão e retornará no lugar de Lucas Villalba.
Mais à frente, no meio-campo, a expectativa é de que Lucas Romero volte a ganhar a posição de titular na vaga de Walace, que ainda não atingiu seu ápice de vigor físico e esteve abaixo contra o Atlético. O volante possui vasta experiência no futebol argentino e está ambientado com a pressão da Bombonera.
No ataque, Kaio Jorge tem a titularidade ameaçada por Juan Dinenno, que é um centroavante de maior presença de área.
- Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Matheus Henrique, Álvaro Barreal e Matheus Pereira; Kaio Jorge (Juan Dinenno) e Lautaro Díaz.
- Desfalques do Cruzeiro: Gabriel Veron (transição após lesão na coxa esquerda) e Rafa Silva (lesão no tendão do joelho direito)
Boca Juniors x Cruzeiro: os personagens
“Temos que ter a atitude que mostramos no final do último jogo sempre, mas precisamos disso durante os 90 minutos se quisermos vencer o Cruzeiro. Na quinta-feira não temos escolha a não ser vencer”
Merentiel, atacante do Boca Juniors
“Temos que pegar algumas coisas do jogo de sábado e levar para o próximo. Sabendo que o Cruzeiro tem que se habituar a jogar esses jogos grandes, com times competitivos. Acho que vai ser um jogo bastante difícil, como professor Seabra já vem falando. Ver o que a gente precisa fazer diferente do que fizemos no sábado, para conseguir um resultado positivo lá”
Matheus Pereira, meia-atacante do Cruzeiro
Boca Juniors x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
- Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
- VAR: Juan Soto (VEN)