Para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro será obrigado a vencer o Boca Juniors. Esse feito não ocorre há quase 27 anos. As equipes se enfrentarão na noite desta quinta-feira (22/8), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio internacional.
O último triunfo celeste diante do adversário foi em 23 de outubro de 1997, pela primeira fase da Supercopa Libertadores. Na oportunidade, a Raposa derrotou os argentinos por 2 a 1, no Gigante da Pampulha. Os gols da equipe então comandada por Nelsinho Baptista foram marcados pelo zagueiro Gélson Baresi e pelo atacante Marcelo Ramos.
Aos 39 minutos da etapa inicial, Gélson avançou com a bola até a intermediária e arriscou um chute de fora. O defensor surpreendeu o goleiro Pato Abbondanzieri, que viu a bola cair no ângulo direito, sem qualquer chance de defesa.
No segundo tempo, aos 29’, Marcelo Ramos recebeu ótimo passe na entrada da área e, como bom pivô, girou sob a marcação adversária e ficou de frente para o arqueiro xeneize. O centroavante teve calma e bateu no canto direito para ampliar o placar.
Por sua vez, o Boca Juniors descontou já na reta final do jogo com o meia César La Paglia. Ele aproveitou desvio em cruzamento, dominou dentro da área e chutou rasteiro na saída do goleiro Dida.
A vitória não foi suficiente para que o Cruzeiro conseguisse avançar às semifinais da Supercopa daquele ano. Isso porque o time mineiro perdeu para o Independiente, da Argentina, na rodada seguinte e viu o Colo-Colo passar como primeiro colocado no grupo. Os chilenos fizeram 11 pontos, enquanto os mineiros ficaram em segundo, com nove.
Jejum de vitórias contra o Boca
Desde então, o Cruzeiro não triunfou mais sobre o Boca Juniors. Os adversários se encontraram em outras cinco ocasiões, sendo quatro vitórias dos argentinos (três pela Libertadores e uma pela Sul-Americana) e um empate (pela Libertadores).
A batalha mais recente entre os times foi na semana passada. Com gol do atacante Edinson Cavani, o Boca derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, na Bombonera, em Buenos Aires, e saiu em vantagem na disputa por uma vaga nas quartas da Sul-Americana.
Cruzeiro precisa vencer para avançar na Sul-Americana
Para reverter a vantagem do Boca e avançar de fase, o Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença. Um triunfo por um tento de vantagem nesta quinta-feira (22/8) levará a decisão às penalidades.
Retrospecto em jogos oficiais
- Boca Juniors 1 x 0 Cruzeiro – final Libertadores de 1977
- Cruzeiro 1 x 0 Boca Juniors – final da Libertadores de 1977
- Boca Juniors (5) 0 x 0 (4) Cruzeiro – final da Libertadores de 1977
- Boca Juniors 2 x 1 Cruzeiro – final da Copa Master da Supercopa de 1992
- Boca Juniors 1 x 2 Cruzeiro – fase de grupos da Libertadores de 1994
- Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors – fase de grupos da Libertadores de 1994
- Boca Juniors 0 x 0 Cruzeiro – Supercopa Libertadores de 1996
- Cruzeiro (7) 1 x 1 (6) Boca Juniors – Supercopa Libertadores de 1996
- Boca Juniors 1 x 0 Cruzeiro – Supercopa Libertadores de 1997
- Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors – Supercopa Libertadores de 1997
- Boca Juniors 2 x 1 Cruzeiro – oitavas de final da Libertadores de 2008
- Cruzeiro 1 x 2 Boca Juniors – oitavas de final da Libertadores de 2008
- Boca Juniors 2 x 0 Cruzeiro – quartas de final da Libertadores de 2018
- Cruzeiro 1 x 1 Boca Juniors – quartas de final da Libertadores de 2018
- Boca Juniors 1 x 0 Cruzeiro – oitavas de final da Sul-Americana de 2024