CRUZEIRO

Cruzeiro defende superioridade contra paraguaios em duelo com Libertad

Cruzeiro tem histórico bastante positivo contra times paraguaios; Raposa defenderá superioridade em duelo contra o Libertad
Foto do autor
Compartilhe

O Libertad será o segundo clube paraguaio a duelar com o Cruzeiro na história da Copa Sul-Americana – esta é a sétima participação celeste na competição (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2017). Em compensação, entre os demais torneios e jogos amistosos, a Raposa tem ampla superioridade no retrospecto contra adversários do país vizinho. 

Nesta quinta-feira (19/9), às 21h30 (de Brasília), em Assunção, no jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana, a equipe comandada por Fernando Seabra colocará à prova os bons números do passado.

O Cruzeiro já disputou 26 jogos contra equipes paraguaias. A equipe mineira venceu 16, empatou sete e perdeu apenas três vezes, com 53 gols marcados e 25 sofridos. Coincidentemente, essas três derrotas pontuais ocorreram no Defensores del Chaco, palco do confronto com o Libertad, nesta quinta. 

A mais recente delas foi na última participação do Cruzeiro no torneio mata-mata. Em 2017, o time então dirigido por Mano Menezes foi eliminado precocemente na primeira fase da competição ao ser batido pelo Nacional por 3 a 2 nos pênaltis. 

O Nacional reverteu a vantagem construída pela Raposa no jogo de ida, no Mineirão, e levou a disputa da vaga na segunda fase para as penalidades. No tempo regulamentar, os paraguaios também venceram por 2 a 1. 

Tropeços no Defensores del Chaco

Os outros tropeços cruzeirenses no Defensores del Chaco foram para o Olímpia, conhecido como Rey de Copas. Pela Supercopa, em 1989, o rival fez 2 a 0 na Raposa. O placar se repetiu na edição de 1994 da mesma competição.

Desde então, o Cruzeiro fez 13 partidas contra clubes guaranís, com 10 vitórias, dois empates e uma derrota. 

Histórico da Raposa no Paraguai

Como visitante, o Cruzeiro fez 12 jogos no Paraguai, com seis vitórias, três empates e três derrotas. Nas viagens ao país vizinho, somente o duelo contra o Cerro Porteño, na Copa Libertadores de 2014, não foi realizado no Defensores del Chaco. O estádio escolhido naquela ocasião foi o General Pablo Rojas.

Retrospecto do Cruzeiro contra paraguaios

  • Olímpia – 15 jogos, oito vitórias, cinco empates e duas derrotas
  • Cerro Porteño – quatro jogos, três vitórias e um empate
  • Guarani – dois jogos e duas vitórias
  • Nacional – uma vitória e uma derrota
  • Sportivo Luqueño – dois jogos e duas vitórias
  • Libertad – um jogo e um empate

Cruzeiro x Libertad pela Sul-Americana

A partida de volta entre Cruzeiro e Libertad está agendada para dia 26 de setembro (quinta-feira), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. 

Compartilhe