Em apenas uma semana tudo pode mudar. Há sete dias, o Cruzeiro iniciava as quartas de final da Copa Sul-Americana sob o comando de Fernando Seabra, que estava pressionado por causa do desempenho ruim nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Mesmo com vitória por 2 a 0 diante do Libertad, no Paraguai, o treinador seguiu na corda bamba. No jogo seguinte, a pá de cal: após empate fora de casa por 0 a 0 com o Cuiabá, na 27ª rodada, ele foi demitido.
Poucos horas após o anúncio da saída de Seabra, a diretoria celeste anunciou a contratação de Fernando Diniz, que estreia como técnico do Cruzeiro no segundo jogo contra o Libertad. A Raposa volta a enfrentar os paraguaios nesta quinta-feira (26/9), a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. O time pode perder por até um gol de diferença que garantirá vaga na semifinal.
Diniz é ex-jogador do Cruzeiro, clube o qual defendeu por oito jogos em 2004. Ex-técnico de Fluminense e Seleção Brasileira, o mineiro de Patos de Minas é o atual campeão da Copa Libertadores e da Recopa Sul-Americana.
Levar o Cruzeiro de volta a uma semifinal continental é a primeira missão de Diniz. O clube não alcança o feito desde 2009, ano em que foi finalista da Libertadores. Depois, a Raposa colecionou eliminações precoces nos mata-matas do torneio.
Na Sul-Americana, a equipe estrelada nunca havia ido tão longe. As melhores campanha antes de 2024 ocorreram nas edições de 2004 e 2005, quando o Cruzeiro caiu nas oitavas de final.
Cruzeiro já sabe qual será o adversário em possível semifinal
Se passar pelo Libertad, o Cruzeiro terá pela frente o Lanús, da Argentina. O time grená se classificou para a semifinal da Sul-Americana após eliminar o Independiente Medellin, da Colômbia, nessa quarta-feira.
Libertad x Cruzeiro: trajetórias na Sul-Americana
Cruzeiro: ficou em primeiro lugar no Grupo B, que tinha Universidad Católica; Alianza, da Colômbia; e Unión La Calera, do Chile. Nas oitavas, passou pelo Boca Juniors, da Argentina.
Libertad: eliminou a Universidad Católica, do Equador, na repescagem; e o Sportivo Ameliano, do Paraguai, nas oitavas de final.
Cruzeiro x Libertad: onde assistir
O jogo será transmitido de forma exclusiva no serviço de streaming Paramount+.
Cruzeiro x Libertad: prováveis escalações
Cruzeiro
O provável time do Cruzeiro ainda é um mistério. Isso porque esta será a primeira partida de Fernando Diniz à beira da área técnica. O profissional de 50 anos foi contratado para substituir Fernando Seabra, demitido na última segunda-feira.
Diniz planeja implementar seu estilo de jogo aos poucos no Cruzeiro. O treinador teve apenas dois dias de treinos na Toca da Raposa 2 para se familiarizar e conhecer as características dos atletas disponíveis no elenco.
Seguindo as ‘dicas’ dadas por Diniz na entrevista de apresentação, ele tentará potencializar o setor de criação do Cruzeiro, que é formado por Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique e Matheus Pereira. No entanto, um deles deve deixar o time neste primeiro jogo.
Walace foi desfalque do Cruzeiro nas duas últimas partidas devido a um quadro de amigdalite aguda, mas já se recuperou e volta a ser opção. Contudo, o volante pode começar no banco de reservas.
Fernando Diniz também gosta de atuar com um esquema totalmente ofensivo, de três atacantes. Por esse motivo, o técnico deve manter o trio que foi titular diante do Libertad na partida de ida.
- Provável escalação: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba (João Marcelo) e Marlon; Lucas Romero (Walace), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron, Lautaro Díaz e Kaio Jorge
- Desfalques: Japa (lesão no pé direito), Vitinho (lesão na coxa direita), Juan Dinenno (lesão no joelho direito) e Rafa Silva (lesão no joelho direito)
Libertad
Já o Libertad deve manter a mesma formação em relação ao time que foi derrotado pelo Cruzeiro no duelo de ida. Segundo a imprensa paraguaia, o técnico Daniel Garnero tentará a remontada fora de casa com o auxílio dos mesmos jogadores.
Uma possível dúvida para o comandante do Libertad é quanto à utilização do experiente centroavante Roque Santa Cruz. O jogador de 43 anos incomodou a zaga celeste no último jogo e pode ganhar uma chance no lugar de Gustavo Aguilar.
- Provável escalação: Martín Silva; Iván Ramírez, Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espinoza; Hernesto Caballero, Hugo Martínez e Rubén Lezcano; Alejandro Silva, Marcelo Fernández e Gustavo Aguilar (Roque Santa Cruz)
Cruzeiro x Libertad: personagem
“A gente vai passar tudo aos poucos e vai usar o máximo possível para treinar o que for possível. Obviamente, vamos passar vídeos. Eu já olhei um pouco o time do Libertad, o pessoal de análise, o Cruzeiro tem um ótimo estafe, que vai nos auxiliar para montar a melhor estratégia para fazer o jogo da quinta”
Fernando Diniz, técnico do Cruzeiro
Cruzeiro x Libertad: arbitragem
- Árbitro: Felipe González (CHI)
- Assistentes: José Retamal e Juan Serrano (CHI)
- VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)