A Conmebol detalhou na tarde desta sexta-feira (27/9) as datas, horários e locais dos jogos das semifinais da Copa Sul-Americana entre Cruzeiro e Lanús. O time mineiro decidirá a vaga à final do torneio internacional fora de casa.
Por ter tido uma campanha inferior ao adversário argentino na fase de grupos, o Cruzeiro decidirá a classificação à final fora de casa. A Raposa abrirá a série decisiva no dia 23 de outubro (quarta-feira), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte. Na quarta-feira seguinte (30/10), visitará o Lanús, no mesmo horário, no La Fortaleza, na Grande Buenos Aires.
Os dois encontros entre os times terão transmissão exclusiva da Paramount+.
Outra semifinal da Sul-Americana
O vencedor do confronto entre Cruzeiro e Lanús terá Corinthians ou Racing, da Argentina, como adversários na final. O Timão inicia o mata-mata na Neo Química Arena, em São Paulo, na quinta-feira (24/10), às 21h, e decide no El Cilindro, em Buenos Aires, na semana seguinte, no mesmo horário.
A decisão do torneio está marcada para 23 de novembro (sábado), em Assunção, no Paraguai.
Trajetórias de Cruzeiro e Lanús
A trajetória do Cruzeiro na Sul-Americana até então teve altos e baixos. A começar pelo início complicado na fase de grupos, que só foi revertido após a chegada de Fernando Seabra.
A Raposa avançou diretamente às oitavas ao terminar na primeira posição do Grupo B, com 12 pontos. O Cruzeiro teve como adversários Alianza (COL), Unión La Calera (CHI) e Universidad Católica (EQU).
Os mineiros encararam uma verdadeira pedreira nas oitavas: o Boca Juniors. Contudo, se classificaram ao vencerem o jogo de volta nos pênaltis por 5 a 4, no Mineirão, após o 2 a 1 no tempo regulamentar. Os argentinos levaram a melhor na Bombonera, em Buenos Aires, por 1 a 0, e forçaram o Cruzeiro a reverter o placar.
Nas quartas de final, o adversário também não foi páreo. O Cruzeiro venceu o Libertad por 2 a 0, no Defensores del Chaco, em Assunção, no duelo de ida, sem nenhum susto. Na volta, a Raposa passou por alguns sufocos e ficou apenas no empate por 1 a 1, nesta quinta-feira (26/9), no Gigante da Pampulha.
Assim como o Cruzeiro, o Lanús terminou a primeira fase na primeira colocação, mas com 13 pontos. O time argentino integrou o Grupo G ao lado de Cuiabá, Deportivo Garcilaso (PER) e Metropolitanos (VEN).
O maior desafio do Lanús na competição foi nas oitavas, quando encarou a LDU, do Equador, atual campeão da Sul-Americana. No entanto, levou a melhor nos dois jogos – vitórias por 2 a 1, fora de casa, e 3 a 1, em seus domínios.
Nas quartas de final, o time argentino despachou o Independiente Medellín, da Colômbia, após dois empates (0 a 0, na ida, e 1 a 1, na volta) e vitória nos pênaltis, por 6 a 5.