O Cruzeiro enfrentará o Lanús, da Argentina, nas semifinais da Copa Sul-Americana. As partidas de ida e volta estão previstas para 23 e 30 de outubro, com a Raposa disputando o primeiro compromisso em Belo Horizonte por ter feito campanha inferior à do adversário na fase de grupos.
Para os cruzeirenses que querem se informar sobre o próximo rival na Sula, a reportagem do No Ataque pesquisou curiosidades do Lanús e seus jogadores.
O clube
Fundado em 1915, o Club Atlético Lanús está sediado na cidade homônima de 460 mil habiantes na Grande Buenos Aires. O estádio do time é o Néstor Díaz Pérez, conhecido como Ciudad de Lanús ou La Fortaleza, com capacidade para 47 mil pessoas.
Embora não esteja entre os gigantes do futebol argentino, o Lanús foi duas vezes campeão da elite nacional, em 2007 e 2016, além de ganhar a Copa Conmebol em 1996 e a Copa Sul-Americana de 2013.
Na conquista da Sula, há 11 anos, El Granate ganhou da Ponte Preta na final: empate por 1 a 1, em São Paulo, e vitória por 2 a 0, na Argentina. Em 2014, enfrentou o Atlético na Recopa Sul-Americana e perdeu os dois duelos: 1 a 0, em Lanús, e 4 a 3, em BH.
O clube ainda chegou à decisão da Copa Libertadores de 2017, sendo derrotado pelo Grêmio.
Ex-alvo do Cruzeiro
Um dos líderes do elenco é o experiente Lautaro Acosta. Campeão olímpico pela Argentina em 2008 ao lado de Messi, Agüero, Riquelme e companhia, o atacante de 36 anos está na 14ª temporada pelo Lanús – a 11ª de forma consecutiva.
Presente nos títulos recentes, Acosta já disputou 410 partidas com a camisa grená. Ele marcou 61 gols e deu 57 assistências.
Em novembro de 2017, o Cruzeiro demonstrou interesse em Lautaro, que havia ajudado sua equipe a alcançar a final da Copa Libertadores.
Mesmo podendo assinar um pré-contrato na época, o jogador impôs uma condição: só sairia caso o Lanús recebesse uma compensação de US$ 2 milhões. Assim, as negociações não avançaram, e Acosta permaneceu no clube do coração.
Artilheiro em grande fase
Na briga pela artilharia da Copa Sul-Americana está o atacante Walter Bou, de 31 anos. O camisa 9 do Lanús esteve em campo nove vezes no torneio, com sete gols anotados.
Bou está empatado na segunda posição com Juan Martín Lucero, do Fortaleza, e Gonzalo Mastriani, do Athletico-PR. O primeiro é Adrián Martínez, do Racing, que soma nove gols em 10 jogos.
Na temporada 2024, Walter balançou a rede 19 vezes em 34 jogos. O mais bonito foi na vitória por 3 a 2 sobre o Tigre, em 4 de agosto, pela nona rodada do Campeonato Argentino.
Após receber cruzamento de Mateo Sanabria, o argentino ajeitou a bola no peito, deu um salto para ajeitar o corpo e não teve dúvidas ao arrematar de bicicleta.
O chute de Walter Bou daquela distância foi tão imprevisível que pegou o goleiro adversário de surpresa. Felipe Zenobio, camisa 12 do Tigre, não teve reação para ir até a bola e apenas a observou balançar a rede.
Outros jogadores
Marcelino Moreno: o habilidoso meio-campista de 30 anos é um dos destaques do time, com nove gols e 10 assistências em 39 jogos. Ele ficou conhecido no Brasil por defender o Coritiba em 2023, tendo, inclusive, feito um gol na vitória por 3 a 0 sobre o América, no Independência, pela 33ª rodada do Brasileirão.
Juan José Cáceres: o lateral-direito de 24 anos nasceu em Avellaneda, na Argentina, mas tem nacionalidade paraguaia. Ele foi convocado para representar o país nas Eliminatórias da Copa do Mundo e jogou como titular na vitória por 1 a 0 sobre o Brasil.
Nery Domínguez: o zagueiro de 34 anos rodou bastante no futebol, com passagens por Rosario Central, Querétaro (México), Independiente, Racing e Universidad de Chile.
Carlos Izquierdoz: fez parte do time campeão da Sul-Americana de 2013. Posteriormente, jogou por quatro temporadas no Santos Laguna, do México, e durante cinco anos no Boca Juniors. O defensor de 35 anos também esteve na Europa a serviço do Sporting Gijón, da Espanha.
Leandro Díaz: aos 30 anos, o reserva de Walter Bou viveu a melhor fase da carreira no Estudiantes, pelo qual fez 28 gols em 91 jogos em 2022 e 2023. Também teve bom ano no próprio Lanús em 2023, quando contabilizou 14 tentos em 35 partidas.
Lanús na Copa Sul-Americana
Na Copa Sul-Americana, o Lanús tem seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. O clube liderou o Grupo G, com 13 pontos, e passou por LDU (oitavas de final) e Independiente Medellín (quartas de final).
O único revés do time treinado por Ricardo Zielinski na competição foi para o Cuiabá, dentro de casa, na fase de grupos (1 a 0).
Fase de grupos
- 3/4 – Cuiabá 1 x 1 Lanús
- 11/4 – Lanús 2 x 1 Deportivo Garcilaso
- 25/4 – Metropolitanos 0 x 2 Lanús
- 9/5 – Deportivo Garcilaso 0 x 2 Lanús
- 15/5 – Lanús 5 x 0 Metropolitanos
- 29/5 – Lanús 0 x 1 Cuiabá
Oitavas de final
- 14/8 – LDU 1 x 2 Lanús
- 21/8 – Lanús 3 x 1 LDU
Quartas de final
- 18/9 – Lanús 0 x 0 Independiente Medellín
- 25/9 – Independiente Medellín 1 x 1 Lanús (5-6 nos pênaltis)
Semifinal
- Data a definir – Cruzeiro x Lanús
- Data a definir – Lanús x Cruzeiro
Campeonato Argentino
No Campeonato Argentino, o Lanús é o 15º colocado entre 28 participantes, com 19 pontos em 15 rodadas até o momento (quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas).
Antes de encarar o Cruzeiro na Sul-Americana, El Granate jogará contra Gimnasia (30/9), Newell’s Old Boys (5/10) e Independiente (data a confirmar) na liga nacional.