COPA SUL-AMERICANA

Rival do Cruzeiro, Lanús é bicampeão continental e já perdeu finais para o Atlético

Rivais pela primeira vez na história, Cruzeiro e Lanús se enfrentarão em dois jogos na semifinal da Copa Sul-Americana
Foto do autor
Compartilhe

Próximo adversário do Cruzeiro, o Lanús não está entre os maiores vencedores do futebol argentino, mas possui dois títulos continentais. A equipe portenha ainda tem um histórico recente de vice-campeonatos internacionais e já enfrentou o Atlético em finais.

Cruzeiro e Lanús ficam frente a frente nesta quarta-feira (23/10), a partir das 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana. A volta será exatamente uma semana depois, no mesmo horário, no Ciudad de Lanús, em Buenos Aires.


Lanús já venceu dois torneios continentais

Em 1996, o Lanús conquistou a quinta edição da extinta Copa Conmebol. A decisão foi contra o Santa Fe, da Colômbia. Os argentinos ganharam por 2 a 0 em casa e perderam por 1 a 0 no El Campín, em Bogotá. Com a vantagem no saldo, o Granate foi campeã de um torneio da Conmebol pela primeira vez.

O segundo troféu continental veio 17 anos depois. Em 2013, o Lanús derrotou a Ponte Preta na final da Sul-Americana. A ida foi disputada no Pacaembu, em São Paulo, e terminou empatada em 1 a 1. O Ciudad de Lanús recebeu o duelo de volta, vencido pelos mandantes por 2 a 0.

Atlético é carrasco do Lanús

Campeão em 1996, o Lanús voltou a decidir a Copa Conmebol na temporada seguinte. O resultado, porém, não foi positivo para o time argentino, que foi goleado pelo Atlético diante de seus torcedores.

Na abertura da série, vitória alvinegra por 4 a 1 em Buenos Aires. Com larga vantagem em mãos, o Galo sacramentou a conquista com um simples empate por 1 a 1 no Mineirão.

Atlético e Lanús se reencontraram na Recopa Sul-Americana de 2014. Campeão da Copa Libertadores, o Galo superou o vencedor da Sul-Americana de 2013 nos dois jogos: 1 a 0 fora e 4 a 3 em casa.

Lanús perdeu finais importantes nos últimos anos

Nos últimos anos, o Lanús viveu grandes frustrações internacionais. Em 2017, a equipe foi batida pelo Grêmio na final da Libertadores – derrotas por 2 a 1 no Ciudad de Lanús e 1 a 0 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

O sonho da Sul-Americana também não se tornou realidade. Na decisão de 2020, o Lanús foi goleado por 3 a 0 pelo compatriota Defensa y Justicia. A partida foi disputada no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Compartilhe