Iniciar a semifinal da Copa Sul-Americana com o pé direito é a meta do Cruzeiro para esta quarta-feira (23/10). O duelo de ida com o Lanús, da Argentina, está marcado para as 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Dono de um passado de sucesso na América do Sul, o clube quer voltar a estampar as suas cinco estrelas na constelação de campeões continentais. A Raposa não levanta um troféu internacional desde a conquista da Recopa Sul-Americana, em setembro de 1999.
Para chegar à semi, o Cruzeiro deixou para trás Libertad, do Paraguai (quartas); e Boca Juniors, da Argentina (oitavas), no mata-mata. Antes, passou por Alianza, da Colômbia; Universidad Católica, do Equador; e Unión La Calera, do Chile; no Grupo B.
Já o Lanús derrotou o Independiente Medellín, da Colômbia, nas quartas; e a LDU, do Equador, nas oitavas. No Grupo G, os argentinos enfrentaram Cuiabá; Deportivo Garcilaso, do Peru; e Metropolitanos, da Venezuela.
O vencedor da chave enfrentará Corinthians ou Racing, da Argentina, na decisão da Sul-Americana. A final do torneio será disputada em 23 de novembro (sábado), na Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.
Diniz em busca da primeira vitória pelo Cruzeiro
Apesar do sucesso no torneio continental, o Cruzeiro decidiu mudar o comando técnico no fim de setembro, após sequência ruim no Campeonato Brasileiro.
A Raposa demitiu o estreante Fernando Seabra e apostou na experiência de Fernando Diniz, ex-Fluminense e Seleção Brasileira. O treinador venceu a Copa Libertadores de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024 quando estava no clube carioca.
Diniz já treinou o time celeste em quatro jogos: Libertad (1 a 1), pela volta das quartas da Sul-Americana; e Vasco (1 a 1), Fluminense (0 a 1) e Bahia (1 a 1), nas rodadas 28, 29 e 30 da Série A.
Cruzeiro x Lanús: onde assistir
Quem quiser assistir ao jogo entre mineiros e argentinos terá como única opção o serviço de streaming Paramount+.
Cruzeiro x Lanús: prováveis escalações
Cruzeiro
No início desta semana, o Cruzeiro fez mistério em relação à condição física dos jogadores que estavam entregues ao departamento médico e não deu detalhes sobre os treinamentos. Contudo, uma coisa é certa, Diniz será obrigado a mexer no meio-campo.
Lucas Romero terá que cumprir suspensão diante do Lanús. O volante argentino foi expulso no empate celeste por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, no Gigante da Pampulha, no jogo de volta das quartas de final.
O favorito para assumir o lugar de Romero é Lucas Silva. Fabrízio Peralta corre por fora na disputa da vaga.
Diniz também tem outras incertezas na equipe. Cássio voltou a sentir dores na coxa direita no empate por 1 a 1 com o Bahia, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e colocou sua participação no duelo em cheque. No entanto, a reportagem de No Ataque apurou que o goleiro treinou com o grupo de jogadores e não deve ser problema.
A maior expectativa é para a volta de Matheus Henrique, que sofreu uma lesão no músculo do quadril há duas semanas. Por sua vez, caso seja relacionado, o meio-campista deve começar no banco de reservas.
No ataque, Lautaro Díaz deve ficar à disposição de Diniz novamente. O atacante argentino cumpria cronograma de reequilíbrio e força para evitar lesões e, por isso, ficou de fora do compromisso contra o Bahia.
- Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Walace, Lucas Silva (Fabrízio Peralta) e Matheus Pereira; Gabriel Veron, Lautaro Díaz (Álvaro Barreal) e Kaio Jorge
- Desfalques do Cruzeiro: Japa (lesão no pé direito), Vitinho (lesão na coxa direita); Juan Dinenno (cirurgia no joelho direito), Lautaro Díaz (controle de carga) e Rafa Silva (lesão no joelho direito)
Lanús
Devido a uma série de lesões, o Lanús enfrentará o Cruzeiro sem cinco titulares. O técnico Ricardo Zielinski terá que encontrar uma solução para armar o time para o duelo de ida da semifinal.
A baixa mais recente na equipe grená é o volante Eduardo Salvio, que apresentou quadro de mialgia na panturrilha direita e foi cortado da viagem para BH nesta terça-feira.
Para o lugar de Salvio, Zielinski deve apostar em um jogador da base do clube. Bruno Cabrera, de 21 anos, é o mais cotado para receber uma chance no meio-campo.
- Provável escalação do Lanús: Nahuel Losada; Juan José Cáceres, Carlos Izquierdoz, Gonzalo Pérez e Julio Soler; Felipe Peña, Luciano Boggio, Bruno Cabrera, Marcelino Moreno e Ramiro Carrera; Walter Bou
- Desfalques do Lanús: Ezequiel Muñoz (ruptura do menisco do joelho esquerdo), Nicolás Morgantini (ruptura no tendão de Aquiles direito), Leonardo Jara (inflamação na parte posterior da coxa direita), Eduardo Salvio (mialgia na panturrilha direita) e Raúl Loaiza (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito)
Cruzeiro x Lanús: personagens
“Tem que fazer gol. Fazer gol e defender bem, isso é o essencial. A gente está criando e tendo volume. Para o jogo de quarta-feira, a gente tem que entender que é um jogo de duas etapas. São só os primeiros 90 minutos, não fica nada definido. A gente tem que começar com o pé direito”
Matheus Pereira, meia-atacante do Cruzeiro
“Acho que a Copa está destinada a nós. Temos que ir em busca dela. Vamos jogar e trazer (o título) para a Argentina. Viemos de duas etapas muito difíceis, contra LDU, de Quito, e Independiente Medellín, e passamos por eles. É um time brasileiro e duro, mas nós somos argentinos e somos mais duros”
Nahuel Losada, goleiro do Lanús
Cruzeiro x Lanús: arbitragem
- Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)
- Assistentes: Martín Soppi e Carlos Barreiro (Uruguai)
- VAR: Nicolás Gallo (Colômbia)