O árbitro escolhido pela Conmebol para apitar o duelo entre Lanús e Cruzeiro, nesta quarta-feira (28/10), às 19h, em La Fortaleza, na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, pela volta da semifinal da Copa Sul-Americana, coleciona uma história curiosa na carreira. O paraguaio Juan Benítez aprontou uma ‘lambança’ em uma partida e foi suspenso por oito jogos.
Em 2019, Benítez protagonizou uma cena rara no futebol. O dono do apito expulsou Marcos Riveros, do Nacional, do Paraguai, diante do Sportivo Luqueño, pela 15ª rodada do Apertura, por entender que o meia acertou o rosto de um jogador adversário.
Riveros já tinha um cartão amarelo e foi expulso ao levar o segundo da mesma cor, aos 35 minutos do primeiro tempo. Na oportunidade, o Nacional vencia o confronto por 1 a 0, mas levou o empate nos acréscimos da etapa final.
A expulsão gerou muita reclamação por parte dos jogadores do Nacional, que ficaram inconformados com a decisão do árbitro.
Árbitro reviu o lance em casa e mudou decisão
Já em casa depois da partida, Benítez reviu o lance polêmico e encontrou um erro. Ele foi enganado pela cena feita pelo atleta do Luqueño, que fingiu ter sido acertado por Riveros. No entanto, o tapa não atingiu o rosto do jogador.
Dessa forma, Benítez considerou sua marcação em campo injusta e entrou em contato com a Associação de Futebol Paraguaia para anular a decisão. Após análise profunda, a entidade puniu o árbitro com oito jogos de suspensão.
A situação estampou as capas de alguns jornais da América do Sul na época.
Apesar da punição, o árbitro paraguaio não perdeu prestígio na Conmebol nos anos seguintes. Depois do período na ‘geladeira’, Juan Benítez voltou a apitar jogos do Campeonato Paraguaio, da Copa Libertadores, Copa América e Eliminatórias.
Lanús x Cruzeiro
Juan será o responsável por conduzir a partida desta quarta-feira (30/10) entre Lanús e Cruzeiro. Os adversários se enfrentarão por uma vaga na final da Sul-Americana.
No duelo de ida, o Cruzeiro não fez o dever de casa e ficou apenas no empate por 1 a 1 com o time argentino. Kaio Jorge abriu o placar para a Raposa, mas viu Ramiro Carrera deixar tudo igual.
Um novo empate em La Fortaleza levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.