No início de 2025, Cruzeiro e Atlético podem se enfrentar em final continental! Para isso, precisam vencer as finais da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores.
O Cruzeiro avançou à decisão da Sul-Americana nesta quarta-feira (30/10), ao ganhar do Lanús no Ciudad de Lanús, na Grande Buenos Aires, por 1 a 0. No jogo de ida da semifinal, disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, as equipes empataram por 1 a 1.
O Atlético, por sua vez, garantiu-se na final da Libertadores nessa terça-feira (29/10), quando segurou o River Plate no Monumental de Núñez, na capital argentina, em empate por 0 a 0. O Galo aproveitou da vantagem que construiu no primeiro jogo da semifinal – 3 a 0 em casa, na Arena MRV.
Recopa Sul-Americana
Desde 1989, com hiato entre 1999 e 2003, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) organiza, anualmente, a Recopa Sul-Americana. As últimas três edições ocorreram em fevereiro.
Valendo taça, a competição reúne o campeão da Sul-Americana e o vencedor da Libertadores do ano anterior, em jogos de ida e volta. Portanto, caso vençam as respectivas decisões neste ano, Cruzeiro e Atlético brigarão pelo título da Recopa.
Cruzeiro na final da Sul-Americana
Em 23 de novembro (um sábado), no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai, o Cruzeiro brigará pelo primeiro título da Sul-Americana. A Conmebol detalhará, posteriormente, o horário da decisão.
A Raposa enfrentará Racing ou Corinthians. As equipes disputam a segunda vaga na final do torneio continental nesta quinta-feira (31/10), às 21h30, no Estádio Presidente Perón. No jogo de ida da semifinal, argentinos e brasileiros empataram por 2 a 2.
Atlético na final da Libertadores
O Atlético buscará o segundo título da Libertadores exatamente uma semana depois, em 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina. O horário da decisão ainda não é conhecido.
O Galo medirá forças com o Botafogo, que levou um susto ao perder por 3 a 1 para o Bragantino, porém passou para a final por ter ganhado na ida por 5 a 0.
Cruzeiro e Atlético na Recopa
O Cruzeiro venceu a Recopa de 1998 – disputada somente em 1999 em razão da falta de datas no ano anterior. Na ocasião, o campeão da Libertadores de 1997 superou o River Plate: 2 a 0, no jogo de ida, e 3 a 0, na volta.
Na condição de vencedor da Supercopa, o time celeste ficou com o vice da Recopa nas edições de 1993 e 1994, perdendo para Colo-Colo e São Paulo, respectivamente.
O Atlético levantou o caneco da Recopa em 2014. Enfrentou o Lanús como ganhador da Libertadores de 2013 e venceu tanto a primeira partida, por 1 a 0, quanto a segunda, por 4 a 3.