Protagonistas da final da Copa Sul-Americana, Cruzeiro e Racing já se enfrentaram 14 vezes em toda a história. Na última, em 2018, estavam em campo com a camisa estrelada dois jogadores que ainda vestem o azul celeste.
Em 22 de maio daquele ano, o Cruzeiro recebeu o Racing no Mineirão, em Belo Horizonte, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Melhor para a Raposa, que triunfou por 2 a 1.
Pelo Cruzeiro, atuaram no Gigante da Pampulha: Fábio; Lucas Romero, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Arrascaeta, Thiago Neves (Rafael Sóbis) e Robinho (Bruno Silva); Sassá (Raniel).
Lucas Silva fez gol
Lucas Silva, inclusive, marcou o segundo gol da Raposa. Aos 10 minutos do primeiro tempo, o volante roubou a bola no campo de ataque, cortou um marcador e chutou rasteiro, no canto direito do goleiro Juan Musso. Antes, aos três, Thiago Neves havia balançado a rede.
Em 2018, o camisa 16 estava emprestado ao Cruzeiro pelo Real Madrid – fazia a segunda passagem pelo clube que o revelou. Em 2020, ele se transferiu ao Grêmio e permaneceu até 2023, quando retornou a Belo Horizonte.
Romero na lateral
Lucas Romero, que também integra o elenco atual, jogava improvisado na lateral direita sob o comando do técnico Mano Menezes. Ele deixou a Raposa em 2019 (passou por Independiente, da Argentina, e León, do México) e retornou em janeiro de 2024.
O Racing descontou aos 28 minutos do primeiro tempo, com Centurión. Além dele e do arqueiro, entraram em campo Iván Pillud, Alejandro Donatti, Miguel Barbieri, Alexis Soto, Augusto Solari, Diego González, Neri Cardozo, Lautaro Martínez e Lisandro López.
Cruzeiro x Racing na final da Sul-Americana
Em 23 de novembro (um sábado), no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai, Cruzeiro e Racing medirão forças valendo o título da Sul-Americana. A Conmebol ainda não detalhou o horário.
A Raposa avançou à decisão nessa quarta-feira (30/10), ao derrotar o Lanús por 1 a 0, no Ciudad de Lanús, na Grande Buenos Aires. O Racing se classificou nesta quinta-feira (31/10), quando venceu o Corinthians por 2 a 1, no El Cilindro, em Avellaneda.