Fernando Diniz vive um grande desafio na carreira. Há menos de dois meses no Cruzeiro, o técnico tem pela frente a final da Copa Sul-Americana, contra o Racing, da Argentina. Mesmo com pouco tempo no cargo, o profissional tenta imprimir as principais características de seu trabalho, algo que já foi percebido pelos jogadores.
Em entrevista ao Diário Olé, da Argentina, Lucas Romero descreveu como tem sido o dia a dia de Diniz. O capitão da Raposa afirmou que “não treinava tanto” quanto agora.
“Fernando vive o futebol assim, 100% todos os dias. Fazia tempo que não treinava tanto como com ele. No Brasil, costumava fazer trabalhos curtos porque não há tempo diante da quantidade de jogos. Mas ele trabalha e repete muito”, disse o camisa 29.
“(Diniz) é um treinador que tenta tirar o melhor de cada jogador e foca muito na pessoa. Ele quer fazer você vencedor e isso é para mim muito importante. Concordo muito com esse tipo de coisa. Ele diz que vive todos os dias como se fosse o último, porque não sabe o que pode acontecer amanhã”
Lucas Romero, volante do Cruzeiro
A Raposa disputa o título com o Racing no próximo sábado (23/11), a partir das 17h, no Estádio General Pablo Rojas (La Nueva Olla), em Assunção, no Paraguai.
Leia: Relembre os documentos necessários para viajar ao Paraguai e assistir à final da Sul-Americana
Números de Fernando Diniz
Contratado no fim de setembro, Diniz tem duas vitórias, quatro empates e três derrotas em nove jogos no comando do Cruzeiro – 37% de aproveitamento.
Mesmo com números abaixo do esperado nos primeiros jogos, o treinador conseguiu garantir duas classificações da Raposa na Sul-Americana. A equipe celeste passou por Libertad, do Paraguai (quartas de final), e Lanús, da Argentina (semifinal).
Trajetória de Romero no Cruzeiro
Se o Cruzeiro vencer a Sul-Americana, Romero é quem deve levantar a taça. Desde que Lucas Silva passou a reserva da equipe, o argentino assumiu a braçadeira de capitão.
Aos 30 anos, o volante vive grande fase, sendo um pilar do meio-campo celeste. No início de novembro, Romero se tornou o estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa do Cruzeiro.
São 202 jogos até o momento, além de quatro gols e quatro títulos: Campeonatos Mineiros de 2018 e 2019 e Copas do Brasil de 2017 e 2018.
Todos esses troféus foram levantados na primeira passagem de Romero, entre 2016 e 2019. O volante retornou ao clube no início de 2024, após jogar por Independiente, da Argentina, e León, do México.