Em busca do título inédito da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro conta com jogadores que conhecem bem o Racing, adversário da final deste sábado (23/11), às 17h, no Nueva Olla, em Assunção. Titulares da equipe de Fernando Diniz, Romero e Villalba têm histórico pelo Independiente, o outro grande clube de Avellaneda e arquirrival da Academia.
Lucas Romero
Um dos capitães do elenco do Cruzeiro, Lucas Romero foi revelado pelo Vélez Sarsfield. Em 2020, o volante se transferiu ao Independiente. A ida ao Rey de Copas ocorreu depois da primeira passagem do ‘Perro’ pela Toca da Raposa – de 2016 a 2019.
No Independiente, maior campeão da Libertadores – sete títulos -, Romero atuou em 115 partidas, com cinco gols e nove assistências anotados. Em 2022, ele deixou o clube rumo ao León, do México.
O meio-campista de 30 anos retornou ao Cruzeiro no início da temporada 2024. Na decisão da Sul-Americana, Romero pode conquistar o quinto título com a camisa estrelada – tem dois Campeonatos Mineiro (2018 e 2019) e duas da Copas do Brasil (2017 e 2018) no currículo.
Ídolo da torcida celeste, Lucas Romero é o estrangeiro com maior número de jogos pelo Cruzeiro. Na final contra o Racing, o argentino completará 204 partidas pela Raposa.
Lucas Villalba
Já a conexão de Lucas Villalba com o Independiente vem desde as categorias de base. O defensor se profissionalizou pelo clube em 2012. Depois de três temporadas, o argentino deixou a equipe tricampeã mundial em busca de mais espaço em outros clubes do país.
Desde então, Villalba passou por Atlético Tumumán, Huracán, Aldovisi e Argentinos Juniors, clube pelo qual se destacou e chamou a atenção do Cruzeiro.
A chegada de Villalba à Toca da Raposa ocorreu neste ano. Com seriedade e raça em campo, o zagueiro de 30 anos tem o respeito da torcida do Cruzeiro e ganhou a vaga de titular com a chegada do técnico Fernando Diniz.
Villalba já disputou 32 jogos pelo Cruzeiro. Emprestado pelo Argentinos Juniors, ele tem contrato com o clube mineiro até dezembro deste ano. Um bom desempenho na decisão da Sul-Americana pode ser determinante para a permanência dele na Toca da Raposa.
Centroavante celeste foi revelado pelo Racing
Juan Dinenno é o único jogador do atual elenco do Cruzeiro que já teve passagem pelos dois clubes. O centroavante, que está afastado dos gramados devido uma cirurgia no joelho direito, foi revelado pelo Racing.
O camisa 9 iniciou trajetória profissional pela Academia em 2014, aos 20 anos. Na oportunidade, fez oito partidas e marcou um gol. Depois disso, o argentino passou pelo futebol equatoriano e mexicano antes de chegar ao Brasil.
No Cruzeiro desde o início desta temporada, Dinenno entrou em campo 22 vezes e anotou oito gols. Ele sofreu com três lesões ao longo do ano, sendo duas cirúrgicas. Ele está fora da final da Sul-Americana.
Argentinos no elenco do Cruzeiro
Além de Romero, Villalba e Dinneno, Cruzeiro conta com os argentino Álvaro Barreal e Lautauro Díaz no elenco. Diferentemente dos companheiros, a dupla não tem relação com Racing ou Independiente.
Barreal foi revelado pelo Vélez, a exemplo de Romero, e passou pelo Cincinnati, dos Estados Unidos, antes de chegar ao Cruzeiro em 2024, por empréstimo. Até o momento, o meia-atacante de 24 anos tem dois gols e quatro assistências em 39 jogos pelo clube celeste.
Já Lautaro Díaz foi revelado pelo Estudiantes de Casero e passou pelo Villa Dálmine, também da Argentina, antes de se destacar pelo Independiente del Valle, do Equador.
O atacante de 26 anos chegou ao Cruzeiro em julho deste ano, contratado por US$ 3 milhões (cerca de R$ 16 milhões, na cotação da época). Pela Raposa, Lautaro tem dois gols em 19 partidas.