SUL-AMERICANA

Único título do técnico do Racing como atleta foi conquistado sobre o Cruzeiro

Finalista da Sul-Americana, Gustavo Costas, técnico do Racing, conquistou apenas um título como jogador e foi justamente sobre o Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

O grito de “é campeão” não foi tão comum na carreira de Gustavo Costas como jogador. Na verdade, ocorreu apenas uma vez. Porém, o atual treinador do Racing deve ter o desejo de conectar as lembranças de 1988 com a final da Copa Sul-Americana de 2024, até porque a única conquista do ex-zagueiro argentino foi justamente contra o Cruzeiro, rival desta decisão continental.

Racing e Cruzeiro protagonizam a final da Sul-Americana neste sábado (23/11), às 17h, no estádio La Nueva Olla, em Assunção, capital do Paraguai. Este pode ser o primeiro título de Gustavo Costas como treinador do Racing. Porém, o ex-jogador tem uma lembrança que se interliga com a decisão diante da Raposa.

Em 1988, precisamente em 18 de junho daquele ano, o então zagueiro conquistou o seu primeiro e único título da carreira como jogador profissional de futebol: a Supercopa Libertadores de 1988 – competição que reunia os campeões do principal torneio continental. 

Costas, que tinha 25 anos na época, foi titular com a camisa 3 e jogou os 180 minutos da decisão. Ele viu Omar Catalán abrir o placar para o Racing no Mineirão, ainda no fim do primeiro tempo, enquanto Robson empatou para o Cruzeiro na etapa final. Como havia vencido o jogo de ida, em casa, por 2 a 1, os argentinos conquistaram a taça em Belo Horizonte.

Esse troféu da Supercopa Libertadores de 1988 foi a única conquista de Gustavo Costas como jogador. O ex-zagueiro representou o Racing em 337 partidas durante as décadas de 1980 e 1990 e fez nove gols, mas não ergueu outras taças – inclusive, em 1992, ele esteve em campo no vice-campeonato da Supercopa para o mesmo Cruzeiro. 

Além do clube de Avellaneda, Costas jogou por Locarno, clube da Suíça, e Gimnasia de Jujuy, time da Argentina. 

Gustavo Costas como treinador 

Enquanto a carreira como jogador de futebol foi marcada por apenas uma conquista e por poucos clubes, a trajetória como treinador de Gustavo Costas tem várias glórias nacionais por diferentes equipes e países. 

A atual passagem, que começou no início da temporada, é a quarta do ex-jogador pelo Racing. Ele esteve em 2000, voltou em 2007 e também 2008, mas ainda busca o primeiro título pelo clube argentino. 

Além do Racing, Gustavo Costas já passou por Guaraní-PAR (duas vezes), Alianza Lima-PER (duas vezes), Cerro Porteño-PAR, Olimpia-PAR, Al-Nassr-ARA, Barcelona de Guayaquil-EQU, Independiente Santa Fe-COL (duas vezes), Atlas-MEX, Al-Fayha-ARA, Palestino-CHI e a Seleção da Bolívia. 

O atual treinador do Racing já foi campeão de ligas nacionais em quatro países diferentes: peruano duas vezes (2003 e 2004) pelo Alianza Lima; paraguaio (2005) pelo Cerro Porteño; equatoriano (2012) pelo Barcelona de Guayaquil; e colombiano duas vezes (2014 e 2016) pelo Santa Fe.

Compartilhe