FINAL DA SUL-AMERICANA

Cruzeiro x Racing: Paraguai divulga quantos torcedores foram ao país para final da Sul-Americana

Estádio La Nueva Olla, que tem capacidade para 40 mil pessoas, recebeu torcedores de Cruzeiro e Racing para a final da Copa Sul-Americana
Foto do autor
Compartilhe

O Governo do Paraguai divulgou que, entre 19 e 23 de novembro, 40.863 estrangeiros entraram em Assunção para ir à final da Copa Sul-Americana, entre Cruzeiro e Racing, daArgentina. Segundo os dados, chegaram ao país, nesse período, 33.506 argentinos, 6.708 brasileiros e 649 pessoas de outras nacionalidades. O Racing se sagrou campeão ao derrotar a Raposa por 3 a 1 no Estádio General Pablo Rojas (La Nueva Olla).

Os números oficiais causaram estranheza nos torcedores do Cruzeiro e geraram comentários irônicos de rivais nas redes sociais, já que o setor dedicado aos brasileiros na Nueva Olla, com capacidade para 12 mil pessoas, estava lotado.

Os dados do governo paraguaio contabilizam as pessoas que passaram oficialmente pela Imigração e declararam que o motivo da viagem era o jogo entre Cruzeiro e Racing.

Se um turista disse que estava indo ao país por motivos de “turismo” ou “trabalho”, sem mencionar a final, essa informação não entra nos dados. Assim como as pessoas que já estavam no Paraguai antes da data que consta nesse recorte ou entraram no país por vias terrestres em pontos onde não houve fiscalização.

Racing 3 x 1 Cruzeiro

Racing e Cruzeiro se enfrentaram na tarde de sábado (23/11), em Assunção. A Academia venceu a Raposa por 3 a 1 e ficou com o título da Sul-Americana.

Reformada pela Conmebol antes da partida, a arena do Cerro Porteño comporta aproximamente 40 mil espectadores. Cruzeiro e Racing tiveram direito a vender 12 mil ingressos para suas torcidas. Os 28 mil restantes foram distribuídos a patrocinadores do torneio ou comercializados em setores mistos.

La Nueva Olla estava com todas as arquibancadas lotadas durante a decisão da Sul-Americana. A Conmebol, porém, ainda não divulgou o público presente no estádio.

No setor destinado aos cruzeirenses, foram vendidos todos os ingressos, mas 900 foram cancelados. Um grupo de torcedores do Racing comprou entradas na torcida celeste, o que é proibido pela Conmebol. Brasileiros também não poderiam assistir ao jogo no lado dos argentinos.

Outro dado que não foi divulgado é do número de torcedores do Cruzeiro que não conseguiu reaver os ingressos cancelados para a partida. Na quinta-feira, antevéspera da decisão, várias pessoas tiveram as entradas reembolsadas.

A Conmebol prometeu que iria corrigir o problema dos cruzeirenses e indicou o contato da Tuti, empresa paraguaia que geriu as vendas. Muitos torcedores conseguiram obter de volta os ingressos, só que não foi revelado se houve 100% de resolução.

Também não há o número de torcedores do Racing que foi até Assunção e não conseguiu ir entrar jogo. O fluxo imigratório da argentina foi tão grande que superou o número de entradas disponíveis. Um grande grupo de racinguistas assistiu ao título em bares e telões espalhados pela capital paraguaia.

Compartilhe