COPA SUL-AMERICANA

Algoz do Cruzeiro é xará de Maradona e jogava liga regional em 2024

Diego Díaz leva nome de ídolo do futebol argentino; ele marcou o gol da vitória do Unión sobre o Cruzeiro na Sul-Americana

O atacante Diego Díaz fez a alegria dos torcedores do Unión ao anotar o gol da vitória sobre o Cruzeiro na Copa Sul-Americana. As equipes se enfrentraram na noite desta terça-feira (1º/4), no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina, pela primeira rodada do grupo E.

Díaz balançou a rede no último lance da partida ao ficar com a sobra após cobrança de escanteio. O camisa 29 encheu o pé da entrada da grande área e acertou o canto esquerdo do goleiro Cássio.

Foi o segundo gol do centroavante de 23 anos na quinta apresentação pelo Unión – também marcou no triunfo por 3 a 1 em cma do Banfield, em 17 de março, no Campeonato Argentino.

O que o público mineiro provavelmente não sabia é que Díaz atuava no futebol amador em 2024. Ele se destacou pelo Club Atlético Susanense na Liga de San Martín, equivalente à quinta divisão da Argentina, ao somar 47 gols em 43 jogos.

O site argentino Infobae destrinchou os gols de Diego nos torneios em Santa Fé. Foram 10 na Copa Federação, sete na Copa Santa Fé, 12 no Torneio Apertura e 18 no Clausura. Os aficionados do Susanense consideraram o atacante um herói, visto que o time não vencia a competição havia 26 anos.

Homenagem a Maradona

Díaz recebeu o nome Diego Armando em referência ao craque Diego Armando Maradona. Conforme relato do jornal Clarín, o tio do atacante do Unión foi o responsável pela homenagem ao camisa 10 da Argentina nas Copas do Mundo de 1982, 1986 (campeão), 1990 e 1994.

Treinamento com garrafas

Nascido em 10 de janeiro de 2002, Diego viralizou nas redes sociais ao utilizar garrafas como cones durante um treinamento funcional em um campo de terra. O atleta buscava o aprimoramento da parte física após o convite para defender o Unión.

Os direitos econômicos de Díaz estão vinculados ao Sportivo Las Parejeas, da terceira divisão da Argentina. O contrato de empréstimo com o Unión se encerrará em dezembro de 2025.

Inspiração

Um exemplo a ser seguido por Diego Díaz é o atacante Adrián Martínez, de 32 anos, que representa o Racing. Em 2024, ele ajudou o clube de Avellaneda a vencer a Sul-Americana com vitória em cima do Cruzeiro na decisão: 3 a 1.

Martínez terminou a Sula como artilheiro, com 10 gols. Desde que se transferiu para o Racing, são 36 tentos em 50 compromissos oficiais.

Assim como Díaz, Adrián começou no futebol profissional aos 23 anos, no Defensor Unidos, da quarta divisão da Argentina. Antes, conciliou os torneios amadores com as atividades de pedreiro e coletor de lixo.

Próximo jogo do Unión

O Unión volta a campo no domingo (6/4), contra o Central Córdoba, pela rodada de número 12 do Campeonato Argentino. O clube de Santa Fé iniciou o torneio com duas vitórias, dois empates e sete derrotas.

Compartilhe