O Cruzeiro visita o Unión, na Argentina, nesta terça-feira (1º/4), pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Antes da partida, o adversário da Raposa endossou uma campanha antirracista da Conmebol, mas muitos torcedores reagiram com posts preconceituosos.
“O Unión une, o racismo divide. Vamos dar o exemplo”, diz o post do clube argentino. Nas respostas da publicação, entretanto, torcedores fizeram uma série de comentários discriminatórios.
“Vamos, amanhã vamos vencer os macacos de m****. Força Unión”, escreveu um torcedor.
Demos el ejemplo. #NoAlRacismo.@CONMEBOL @Sudamericana pic.twitter.com/bbZvPvIegh
— Club Atlético Unión (@clubaunion) March 31, 2025
Torcedores do Unión fazem posts racistas
Em muitos comentários, torcedores falam sobre a má fase do time e ‘brincam’ que vão cometer preconceito com os próprios jogadores e treinador do Unión.
O time perdeu sete dos últimos 12 jogos e está na penúltima colocação do Grupo A do Campeonato Argentino.
“Que os macacos não levem para o lado pessoal. Vamos discriminar os de vermelho e branco”, escreveu uma torcedora do Unión.
Outros usaram o racismo para criticar o treinador do time, Kily González, que vive pressão. “Se não demitirem o treinador amanhã, vou para o campo vestido de King Kong”, escreveu um.
Um outro torcedor republicou o post do Unión, mas comentou: “Eu quando o Gabigol fizer 89 a 0” e colocou um vídeo do ditador alemão Adolf Hitler.
Unión x Cruzeiro
Pelo segundo ano consecutivo, o Cruzeiro está na Copa Sul-Americana. Vice-campeão em 2024, o time celeste também está entre os favoritos ao de título de 2025. A estreia da Raposa será contra o Unión de Santa Fé, da Argentina.
O jogo de abertura do Grupo E ocorre nesta terça-feira (1/4), a partir das 19h (de Brasília), no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé. Além de argentinos e brasileiros, a chave conta com o Mushuc Runa, do Equador; e o Palestino, do Chile.