Pelo segundo ano consecutivo, o Cruzeiro está na Copa Sul-Americana. Vice-campeão em 2024, o time celeste também está entre os favoritos ao de título de 2025. A estreia da Raposa será contra o Unión de Santa Fé, da Argentina.
O jogo de abertura do Grupo E será disputado nesta terça-feira (1/4), a partir das 19h, no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé. Além de argentinos e brasileiros, a chave conta com o Mushuc Runa, do Equador; e o Palestino, do Chile.
Para se classificar diretamente às oitavas de final, o Cruzeiro tem que garantir a liderança do grupo, assim como na edição passada. Caso fique em segundo lugar, disputará a etapa de playoffs contra um time eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores.
O comandante da Raposa nesta missão é o português Leonardo Jardim. Contratado em fevereiro, o técnico tem uma vitória, três empates e uma derrota em cinco jogos. Ele vem de estreia com vitória por 2 a 1 sobre o Mineirão, no Campeonato Brasileiro.
Já o Unión está em 14º lugar no Campeonato Argentino, com oito pontos em 11 pontos. A campanha ruim colocou o time alvirrubro em momento de pressão nas últimas semanas.
Leia também: Técnico de rival do Cruzeiro jogou com Maradona e Messi e ganhou títulos na Europa
Unión x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir ao confronto terá como única opções a ESPN, na TV fechada, e o serviço de streaming Disney+.
Unión de Santa Fé x Cruzeiro: prováveis escalações
Unión
O Unión não tem desfalques, mas deve passar por mudanças no meio-campo e no ataque. A equipe é treinada por Kily González. O volante Mauro Pittón e os meias Mateo del Blanco, e Marcelo Estigarribia (teve pequena lesão muscular, mas já está apto a jogar) podem ser sacados. A novidade é o meio-campista Ezequiel Ham.
González tende a escalar o time com: Thiago Cardozo; Francisco Gerometta, Nicolás Paz, Franco Pardo, Claudio Corvalán, Mateo Del Blanco; Ezequiel Ham, Rafael Profini, Franco Fragapane; Jerónimo Dómina e Marcelo Estigarribia.
Cruzeiro
No departamento médico, o zagueiro João Marcelo (lesão multiligamentar no joelho direito) não será relacionado. O meio-campista Japa e o atacante Juan Dinenno passam pelo processo de transição física e ainda não estão disponíveis.
Matheus Pereira e Jonathan Jesus também ficaram em Belo Horizonte. O meia-atacante aguarda o primeiro filho – a esposa do camisa 10 está na fase final da gestação. Já o zagueiro apresentou quadro viral. Devido ao mal-estar, nem sequer participou da estreia na Série A e também não jogará pela Sul-Americana.
Há dúvidas sobre a escalação do time, pois Jardim prometeu mudar os 11 iniciais para este confronto. O técnico, porém, não indicou se manterá formação mais ofensiva, com os quatro atacantes usadas diante do Mirassol, ou se preencherá mais o meio-campo. Ele também pode mexer na defesa e promover o retorno de Lucas Villalba à lateral esquerda.
Nesse contexto, Leonardo Jardim deve mandar a campo: Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarra, Villalba; Lucas Romero, Walace, Christian, Wanderson, Lautaro Díaz e Gabi.
Unión x Cruzeiro: personagem
“Cada competição é uma competição, um momento diferente. Mas, para nós, nesta fase, o próximo jogo será sempre o mais importante. Em termos de elenco, com certeza vamos ter que trocar algumas peças porque queremos o pessoal fresco, a correr. Se durante um jogo trocamos para mantê-los frescos, durante competições diferentes temos que trocar peças e acionar outras do banco. Esta sempre será a ideia. Esqueçam aqueles 11 que vão jogar e resolver tudo”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Unión x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Andrés Matonte (URU)
- Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Héctor Bergalo (URU)
- VAR: Andrés Cunha (URU)