CRUZEIRO

A coincidência que une o Cruzeiro ao Mushuc Runa

Cruzeiro e Mushuc Runa se enfrentam nesta quarta-feira (9/4), às 21h30, no Mineirão, pela segunda rodada da Sul-Americana

Cruzeiro e Mushuc Runa se enfrentarão de forma inédita nesta semana, mas uma coincidência une os dois clubes. Apesar da grande diferença de idade, brasileiros e equatorianos fazem aniversário na mesma data: 2 de janeiro.

A partida será disputada nesta quarta-feira (9/4), a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.

Fundação do Cruzeiro

O Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921, em BH, por imigrantes italianos. Inicialmente, o nome do clube era Sociedade Esportiva Palestra Itália.

A instituição foi rebatizada e trocou de cores e escudo em 1942, quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial. Na época, o Governo Nacional proibiu o uso de nomes e símbolos que remetessem aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Fundação do Mushuc Runa

O Mushuc Runa Sporting Club foi criado em 2 janeiro de 2003, em Ambato, no Equador. Esse nome tem origem no quíchua, uma família de línguas indígenas bastante tradicional da América do Sul.

A ligação com os povos originários sul-americanos é motivo de orgulho para o Mushuc Runa, que faz referências às suas raízes no hino, no escudo, na mascote até na identidade visual do clube nas redes sociais.

Mushuc Runa significa “Homem Novo”. O time carrega o nome de uma cooperativa de poupança comunitária formada por indígenas Chibuleos da província de Tungurahua. Foi nessa região que o Ponchito (apelido da equipe) foi criado.

Compartilhe