Fim de escrita. Até a noite desta quarta-feira (9/4), o Cruzeiro não sabia o que era tropeçar em casa para times estrangeiros na Copa Sul-Americana. Sem temer o favorito, o Mushuc Runa, do Equador, surpreendeu no Mineirão, em Belo Horizonte, e venceu por 2 a 1. As equipes mediram forças pela segunda rodada do Grupo E.
A Raposa acumula 15 duelos na condição de mandante na Sul-Americana. Desses, nove são contra estrangeiros: cinco vitórias, três empates e uma derrota na conta dos celestes. Diante de compatriotas, são três triunfos, uma igualdade e duas derrotas.
Cruzeiro como mandante na Sul-Americana
Em 28 de setembro de 2005, o Cruzeiro recebeu o Vélez, da Argentina, pelo jogo de volta das oitavas de final. Até venceu o confronto, por 2 a 1, mas não avançou de fase por ter perdido o primeiro duelo por 2 a 0.
Em 4 de abril de 2017, o Mineirão foi palco do triunfo celeste por 2 a 1 sobre o Nacional, pelo jogo de ida da primeira fase. Na volta, melhor para os paraguaios, que venceram pelo mesmo resultado e descolaram a classificação nos pênaltis.
Em 2024, ano em que o Cruzeiro chegou à final do torneio continental, realizou seis jogos na condição de mandante: empate por 3 a 3 com o Alianza, pela segunda rodada da fase de grupos; vitória por 1 a 0 sobre o Unión La Calera, pela quinta rodada – o único da campanha no Independência; triunfo com o mesmo placar diante do Universidad Catolica, pela sexta rodada; vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, pela volta das oitavas; empate por 1 a 1 com o Libertad, pela ida das quartas; e outra igualdade com o Lanús, pela ida da semifinal; além da derrota para o Mushuc Runa.