Volante do Cruzeiro, Japa não integrou treino realizado na manhã desta terça-feira (13/5), o último antes do duelo com o Palestino. O jovem defensor de 21 anos tende a ficar fora da lista de relacionados para a partida desta quarta-feira (14/5), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Japa não participou das atividades realizadas na Toca da Raposa 2 por ter apresentado quadro de gastroenterite. Devido à inflamação, adiará uma suposta estreia na temporada – isso porque o técnico Leonardo Jardim dará oportunidades a jogadores com menos rodagem em um jogo que já não vale tanto para o Cruzeiro, eliminado do torneio continental.
O defensor entrou em campo pela última vez em 4 de dezembro de 2024, na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro – à época, o time era comandado por Fernando Diniz. Ainda não teve chances na atual temporada por questão física. Em 29 de janeiro, sofreu importante lesão no tendão da coxa esquerda durante treinamento e passou por tratamento conservador.
Em 22 de abril, Japa treinou de forma integral pela primeira vez desde que se machucou. Apesar de já ter condições de jogo, não foi relacionado para nenhum. Ele concorre no setor com Lucas Romero, Lucas Silva, Walace, Matheus Henrique (lesionado) e Murilo Rhikman.
Cruzeiro na Sul-Americana
O Cruzeiro fez campanha abaixo na Sul-Americana. Lanterna do Grupo E, somou apenas um ponto (de 12 possíveis), perdeu três partidas e não tem mais condições de avançar ao mata-mata.
Depois de enfrentar o Palestino, a Raposa encerra a campanha no torneio continental diante do Unión – em 28 de maio, às 21h30, também no Gigante da Pampulha.