
Kaique Kenji, cria da Toca da Raposa, ganhou a primeira oportunidade como titular do Cruzeiro nessa quarta-feira (14/5). Ágil, o atacante de 19 anos deixou boa impressão para o técnico Leonardo Jardim na vitória por 2 a 1 sobre o Palestino-CHI, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Ao lado do lateral-esquerdo Kauã Prates e do volante Murilo Rhikman – que já haviam jogado como titulares -, também formados nas categorias de base do Cruzeiro, Kaique Kenji ganhou a confiança do comandante português, que optou por escalar equipe alternativa para dar oportunidade a atletas com menos rodagem e preservar os com mais minutagem. Na partida, nada estava em jogo para a Raposa, que já está eliminada da competição continental.
Kaique Kenji completou a trinca de ataque com Gabi e Lautaro Díaz. O cria da Toca da Raposa ocupou a faixa esquerda do campo ofensivo. Como cartão de visitas, apresentou agilidade e capacidade de enfrentamento por meio do drible. Também deixou clara a preferência pelo chute com a perna direita.
Ainda no primeiro tempo, quando o Cruzeiro já perdia por 1 a 0, Kaique Kenji quase empatou o confronto, mas parou no goleiro Sebastián Perez. Aos 25 minutos da etapa final, deu lugar a Dinenno. Como ponto negativo, o jovem atleta foi para o vestiário com um cartão amarelo na conta.
Números de Kaique Kenji x Palestino
- Passes certos: 21/26 (81%)
- Cruzamentos (certos): 3/0
- Passes longos (certos): 3/3
- Finalização no gol: 1
- Finalização para fora: 1
- Chutes bloqueados: 1
- Dribles (certos): 8/6
- Grandes chances perdidas: 1
- Duelos pelo chão (ganhos): 12/9
- Duelos pelo alto (ganhos): 3/1
- Perda da posse de bola: 10
- Faltas: 2
- Faltas sofridas: 2
Os números foram divulgados pelo Sofascore, aplicativo de estatísticas.
Kaique Kenji no Cruzeiro
Kaique Kenji já havia sendo monitorado por Fernando Diniz, quem comandou o Cruzeiro entre setembro de 2024 e janeiro de 2025. Sob o comando do técnico mineiro, estrou como titular do Cruzeiro em 20 de novembro do ano passado, na derrota por 2 a 1 para o Corinthians, pela 34 rodada do Campeonato Brasileiro. No fim da temporada, atuou outras quatro vezes.
Neste ano, o atacante voltou a ganhar espaço entre os profissionais e já faz parte da rotina de treinamentos. Ele participou da derrota por 2 a 1 para o Palestino, pela terceira rodada da Sul-Americana; do empate por 1 a 1 com o Mushuc Runa, pela quarta rodada do torneio continental; além do duelo com o Palestino. Também foi relacionado para outros compromissos.