O Fortaleza estreou na Copa Sul-Americana 2024 com o pé direito. Na noite desta quarta-feira (3/4) o Leão do Pici bateu o Sportivo Trinidense-PAR por 2 a 0, pelo Grupo D. Em partida no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, Thiago Galhardo e Yago Pikachu marcaram para a equipe brasileira. Gonzalo Escobar ainda foi expulso perto do fim do jogo.
Com o resultado, o Fortaleza, atual vice-campeão do torneio, somou os primeiros três pontos e assumiu a liderança do Grupo D. Já o Trinidense termina esta primeira rodada na lanterna.
Agora, o Fortaleza vira a chave novamente e volta a campo na final do Campeonato Cearense. O duelo de volta contra o Ceará está marcado para este sábado (6/4), às 16h40 (de Brasília), na Arena Castelão. A ida terminou em empate sem gols.
Do outro lado, o Sportivo Trinidense também retorna aos gramados neste sábado. A equipe enfrenta o Cerro Porteño, às 19 horas, no Defensores Del Chaco, pela 12ª rodada do Campeonato Paraguaio.
O jogo
O Fortaleza começou a partida com tudo e abriu o marcador logo aos quatro minutos de confronto. Machuca recebeu, fez o giro e enfiou linda bola para Thiago Galhardo. A zaga do Sportivo Trinidense não cortou e o atacante bateu rasteiro, de primeira, dentro da grande área, para fazer o primeiro gol da partida.
Com 18 minutos, o Leão do Pici teve oportunidade de ouro para ampliar a vantagem no placar. Thiago Galhardo dessa vez atuou com garçom e cruzou para Machuca. O argentino chegou na bola e até conseguiu dar um toquinho, mas o goleiro Samudio saiu bem do gol e fez o corte, impedindo o gol.
Um minuto depois, Machuca teve grande chance de gol novamente. O atacante foi lançado pelo goleiro João Ricardo e avançou em velocidade nas costas da defesa adversária, mas bateu mal e não conseguiu balançar as redes.
Com 34 minutos, o Fortaleza quase marcou um golaço. Pochettino recebeu pelo lado esquerdo, cortou para o meio e finalizou de fora da área. A bola, porém, bateu no travessão e ficou com o adversário paraguaio.
E o Leão do Pici seguiu empilhando chances, mas sem conseguir convertê-las. Pouco antes do fim do primeiro tempo, Pochettino fez boa jogada pelo lado direito e cruzou na segunda trave. Galhardo se desmarcou bem, mas cabeceou na trave. Assim, o Fortaleza levou a vantagem magra de 1 a 0 para o intervalo.
- Mastriani, ex-América, entra para ‘top 10’ na Sul-Americana;
- Católica x Cruzeiro: as prováveis escalações para duelo pela Sul-Americana
2º tempo
E logo após a volta do intervalo, Machuca desperdiçou mais uma oportunidade de ouro. O argentino ficou cara a cara com o goleiro Samudio, mas pegou de peito de pé e finalizou pela rede do lado de fora.
Com a vantagem mínima da equipe brasileira, o Trinidense começou a crescer na partida. Salcedo fez boa jogada pelo lado esquerdo, adentrou a grande área e chutou no cantinho para boa defesa de João Ricardo, que espalmou para escanteio. Após a batida, a bola sobrou com Andrada, que pegou de primeira e tirou tinta do travessão.
Faltando 10 minutos mais acréscimos para o fim do duelo, Gonzalo Escobar foi expulso. O argentino, que já tinha amarelo, recebeu o segundo cartão após uma dura falta no ataque e foi obrigado a deixar o gramado mais cedo. Com isso, o Trinidense iniciou uma pressão pelo empate.
E Yago Pikachu definiu a vitória do Fortaleza. O atacante puxou o contra-ataque e tocou para Pedro Rocha, que devolveu. Pikachu bateu forte, cruzado, para fechar o triunfo do Leão do Pici em 2 a 0.