O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda do Cruzeiro à BPW Sports Participações, empresa criada por Pedro Lourenço e seus sócios que está inserida no Grupo Supermercados BH.
Conforme o documento, a Tara Sports, do ex-jogador Ronaldo Nazário, negociou 90% das ações da SAF do Cruzeiro para os Supermercados BH. O Cade não divulgou os valores da negociação na consulta pública.
Ao manifestar a intenção de adquirir o clube, a BPW e os Supermercados BH argumentaram que se tratava de “boa oportunidade de investimento a entrada em mercados relacionados a atividades envolvendo o esporte por meio do Cruzeiro SAF”.
A Tara Sports, por sua vez, afirmou que “a BPW e o Grupo Supermercados BH possuem a envergadura e capacidade para dar continuidade aos investimentos para o desenvolvimento do Cruzeiro SAF”.
Em sua análise, o Cade citou a atuação dos Supermercados BH como patrocinador de clubes do futebol mineiro, sendo os principais os três maiores do estado: Cruzeiro, Atlético e América.
O total investido pelo Grupo Supermercados BH com publicidade e marketing no futebol em 2022, incluindo as três entidades acima mencionadas e outras equipes do futebol mineiro, foi de R$ 4.020.000 e, em 2023, foi de R$ 10.561.463. Considerando apenas os três maiores clube de Minas Gerais, o montante investido pelo Grupo Supermercados BH teria sido de R$ 3.330.000 e de R$ 8.400.000 em 2022 e 2023, respectivamente.
Conselho Administrativo de Defesa Econômica
Deste modo, o órgão chegou à conclusão de que o “uma eventual integração vertical (de Cruzeiro e Supermercados BH) decorrente da operação não afetaria negativamente o ambiente concorrencial (relacionado a outras instituições esportivas)”.
Quem são os sócios da BPW Sports?
Curiosamente, a BPW Sports não tem Pedrinho no quadro de acionistas. Pedro Junio de Oliveira, primogênito de Lourenço, e Bruno Santos de Oliveira, filho do meio, dividem sociedade com Waldir Rocha Pena, que detém parte dos Supermercados BH.
A BPW iniciou suas operações no mercado em 25 de janeiro de 2023, quando foi registrada na Receita Federal. A companhia já ‘nasceu’ ligada indiretamente ao Cruzeiro, pois fica no prédio onde funcionava a sede administrativa do clube, na Rua dos Timbiras, no Barro Preto, em Belo Horizonte.
O espaço é utilizado como escritório dos recursos humanos dos Supermercados BH desde outubro de 2021. Além de enxergar uma boa oportunidade de negócio, Lourenço alugou o prédio de oito andares para tentar ajudar o Cruzeiro a aliviar a crise financeira.
Ele pagou R$ 9 milhões à Raposa por todo o período de contrato, que foi firmado até 2031. Na ocasião, o clube mineiro usou o recurso para quitar salários atrasados de atletas e funcionários.
Grupo Supermercados BH
O Supermercados BH faturou R$ 17,38 bilhões em 2023, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A empresa fundada em 1996 ocupa o 5º lugar no segmento no Brasil. Houve crescimento de 24% na receita em comparação a 2022.
Com mais de 300 lojas em Minas e cerca de 35 mil colaboradores, o Supermercados BH é um histórico parceiro do Cruzeiro. Desde 2009, a empresa de Pedro Lourenço atua como patrocinadora e auxilia em contratações e pagamentos de salários.
Os dez maiores supermercados do Brasil
- Carrefour: R$ 115,458 bilhões
- Assaí Atacadista: R$ 72,875 bilhões
- Mateus Supermercados: 30,245 bilhões
- GPA – Extra e Pão de Açúcar: R$ 20,617 bilhões
- Supermercados BH: R$ 17,388 bilhões
- Irmãos Muffato & Cia.: R$ 15,658 bilhões
- Grupo Pereira: R$ 13,196 bilhões
- Cencosud Brasil Comercial: R$ 11,18 bilhões
- Mart Minas: R$ 9,436 bilhões
- Koch Hipermercado: R$ 7,996 bilhões