O Cruzeiro eliminou o Atlético do Campeonato Brasileiro Sub-17 ao ganhar o clássico desta quinta-feira (22/8) por 3 a 2. As equipes se enfrentaram no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, na Grande BH, pela oitava rodada da competição.
O destaque celeste foi o meia Cauan Baptistella, de 16 anos. Ele marcou um gol de falta e outro de pênalti. André também balançou a rede para a Raposa, enquanto Índio anotou os dois tentos atleticanos.
Quem é Cauan Baptistella?
Nascido na Itália e filho de brasileiro naturalizado italiano, Cauan Baptistella vem sendo um dos principais destaques das categorias de base do Cruzeiro desde que chegou ao clube, em 2022.
O jovem de 16 anos chegou a atuar algumas vezes como segundo volante, mas seu melhor aparece quando joga como meia-armador. Em 25 partidas pelo sub-17 em 2024, Baptistella fez 15 gols.
Além de ótima visão de jogo, que o permite distribuir bons passes e contribuir com assistências, ele tem evoluído nas finalizações. O estilo do garoto pode ser comparado, em partes, ao de Matheus Pereira, principal jogador do time profissional da Raposa.
Cruzeiro e Atlético no Brasileiro Sub-17
Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 12 pontos no Grupo B, na quarta posição, e depende apenas de si para avançar. Na última rodada, o time celeste enfrentará o vice-líder Cuiabá (14), às 15h de quarta-feira (28/8), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
O Galo, por sua vez, não tem mais chances de classificação, já que estacionou no nono lugar, com sete pontos. Assim, o confronto derradeiro com o Bragantino, em Atibaia (SP), será apenas para cumprir tabela (o clube paulista também está eliminado).
- Palmeiras – 22 pontos
- Cuiabá – 14 pontos
- Fluminense – 12 pontos
- Cruzeiro – 12 pontos
- São Paulo – 10 pontos
- Fortaleza – 9 pontos
- Internacional – 9 pontos
- Bahia – 8 pontos
- Atlético – 7 pontos
- Bragantino – 7 pontos
Os quatro primeiros colocados da chave avançam para as quartas de final juntamente com os líderes do Grupo A.
Santos (18), Botafogo (16) e Corinthians (15) já estão garantidos na próxima fase. A última vaga ficará entre Flamengo (12), América (11), Athletico-PR (10) e Grêmio (10).