CRUZEIRO

Vídeo: Tite desembarca em BH para reunião e assinatura de contrato com Cruzeiro

Técnico gaúcho foi o comandante escolhido para substituir o português Leonardo Jardim

Compartilhe
google-news-logo

O técnico Tite desembarcou em Belo Horizonte nesta manhã de terça-feira (16/12) para se reunir com o empresário Pedro Lourenço, dono de 90% das ações da SAF do Cruzeiro. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o gaúcho de 64 anos aparece no Aeroporto da Pampulha ao lado do diretor esportivo da Raposa, Joaquim Pinto.

Simpático, Tite cumprimenta um trabalhador do local e segue com uma comitiva para ir ao encontro de Pedrinho. Se nenhum contratempo aparecer, ele deve ser oficializado como treinador do Cruzeiro nas próximas horas.

Carreira de Tite

Tite atuou como jogador e defendeu Caxias, Esportivo, Portuguesa e Guarani. Após se aposentar prematuramente aos 28 anos devido a uma lesão, ele se formou em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Início e primeiros títulos

Tite iniciou a carreira de treinador no início da década de 1990 no Guarany de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Em 1993, conquistou seu primeiro título: a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho com o Veranópolis.

Em 2000, surpreendeu o futebol nacional ao conquistar o Campeonato Gaúcho com o Caxias do Sul. O sucesso o levou ao Grêmio, clube pelo qual conquistou a Copa do Brasil de 2001, além do estadual do mesmo ano.

Após a passagem pelo Tricolor Gaúcho, Tite dirigiu, sem tanto sucesso, São Caetano, Corinthians (primeira passagem), Atlético, Palmeiras e Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.

Em 2008, voltou ao Rio Grande do Sul, onde foi campeão no comando do Internacional da Copa Sul-Americana de 2008 e do Campeonato Gaúcho e da Copa Suruga em 2009.

Período de ouro no Corinthians

De volta ao Corinthians em 2010, depois da primeira passagem apagada em 2004, ele conquistou os maiores títulos de sua carreira, consolidando-se como um dos grandes treinadores do Brasil:

  • Campeonato Brasileiro (2011 e 2015)
  • Copa Libertadores da América (2012)
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2012)
  • Campeonato Paulista (2013)
  • Recopa Sul-Americana (2013)

O grande trabalho no Timão o levou à Seleção Brasileira. No selecionado canarinho, disputou duas edições da Copa do Mundo (2018 e 2022) e venceu a Copa América de 2019.

Depois de deixar a Seleção, o gaúcho teve uma passagem apagada pelo Flamengo entre outubro de 2023 e setembro de 2024.

Compartilhe
google-news-logo