Um país de mais de 35 milhões de habitantes está próximo de se garantir na Copa do Mundo de 2026, que será disputado em Estados Unidos, México e Canadá entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano. O Uzbequistão precisa de apenas uma vitória para assegurar a vaga inédita para o Mundial masculino de futebol.
Nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa, o Uzbequistão empatou por 1 a 1 nesta terça-feira (25/3) com o Irã. O empate em solo iraniano classificou os donos da casa e deixou o time uzbeque próximo da vaga na competição.
Uzbequistão tem 17 pontos no Grupo A, quatro a mais que os Emirados Árabes Unidos, restando apenas duas rodadas. Desta forma, basta a seleção somar uma vitória para garantir uma vaga para a Copa do Mundo.
E a curiosidade é que Uzbequistão e Emirados Árabes Unidos se enfrentam na próxima rodada. Logo, um empate neste confronto direto garante a nação que participou da União Soviética no Mundial de futebol pela primeira vez na história.
O jogo será realizado nos Emirados Árabes Unidos, país que tem Abu Dhabi como capital, em 5 de junho, no início da próxima data Fifa.
Uzbequistão no futebol
O Uzbequistão está próximo da primeira Copa do Mundo como uma nação independente. Isso se deve ao fato de que a União Soviética, que contava com participação uzbeque, participou de sete mundiais masculino de futebol: 1958, 1962, 1966, 1970, 1982, 1986 e 1990.
Parte da URSS entre 1924 e 1991, Uzbequistão pode conquistar o seu maior feito futebolístico com essa vaga para a Copa do Mundo. A maior façanha do país é ser semifinalista da Copa da Ásia em 2011. Já nas Eliminatórias, o time chegou à repescagem asiática em duas ocasiões, mas perdeu para Bahrein, rumo ao Mundial de 2006, e Jordânia, na disputa pela vaga para 2014.
Próxima de fazer história, a atual geração é comandada Eldor Shomurodov. O atacante de 29 anos da Roma já é o maior artilheiro da história da seleção: são 41 gols marcados para o jogador que já fez 18 partidas no Campeonato Italiano nesta temporada.