ELIMINATÓRIAS DA COPA

A primeira seleção sul-americana sem chances de ir à Copa do Mundo de 2026

Chile perdeu para a Bolívia por 2 a 0, permaneceu na lanterna nas Eliminatórias e não tem chances de ir à Copa

As Eliminatórias Sul-Americanas têm a primeira seleção sem chances de classificação à Copa do Mundo de 2026. Trata-se do Chile, que perdeu por 2 a 0 para a Bolívia, nesta terça-feira (10/6), no Estádio Municipal de El Alto, pela 16ª rodada.

O meia-atacante Miguelito, emprestado pelo Santos ao América, marcou o primeiro gol boliviano. Enzo Monteiro, que também pertence ao Peixe e foi cedido ao Auda, da Letônia, anotou o segundo tento.

A Seleção Chilena permaneceu na última posição das Eliminatórias, com apenas 10 pontos. São duas vitórias, quatro empates e 10 derrotas, com nove gols marcados e 24 sofridos.

A Venezeula, que está em sétimo lugar, contabiliza 18 pontos e neste momento iria para a repescagem do Mundial.

Com o revés de La Roja, o técnico Ricardo Gareca, que dirigiu o Palmeiras em 2014, foi demitido. Em 17 partidas no comando da seleção, o argentino de 67 anos ganhou quatro, empatou quatro e perdeu nove.

Geração antiga em campo

Ausente das Copas de 2018 e 2022, o Chile recorreu à geração que esteve nos Mundiais de 2010 e 2014 e conquistou as edições de 2015 e 2016 da Copa América.

Alguns exemplos são os meio-campistas Charles Aránguiz (36) e Arturo Vidal (38) e os atacantes Alexis Sánchez (36) e Eduardo Vargas (35).

Vargas, inclusive, é o artilheiro chileno nas Eliminatórias, com três gols. Vidal, por sua vez, balançou a rede duas vezes.

Escalação

A escalação do Chile que enfrentou a Bolívia teve Brayan Cortés; Fabián Hormazábal, Igor Lichnovsky, Benjamín Kuscevic (Francisco Sierralta) e Gabriel Suazo; Rodrigo Echeverría e Felipe Loyola (Marcelino Núñez); Lucas Cepeda (Rodrigo Ureña), Lucas Assadi (Victor Dávila) e Darío Osorio (Javier Altamirano); Alexis Sánchez.

Os dois duelos restantes da Seleção Chilena nas Eliminatórias serão diante de Brasil (fora) e Uruguai (casa). As partidas devem ocorrer em setembro.

Chile em Copas do Mundo

O Chile participou de nove Copas do Mundo. A melhor posição foi o terceiro lugar de 1962, quando sediou o torneio.

Coincidentemente, La Roja sempre se deu mal contra o Brasil: além da eliminação nas semifinais de 1962, perdeu nas oitavas de final em 1998, 2010 e 2014.

Compartilhe