
O sonho da Bolívia voltar à Copa do Mundo após mais de 30 anos segue vivo. E o principal responsável é um jogador do América. O meio-campista Miguelito fez o primeiro gol e foi o destaque da vitória boliviana por 2 a 0 sobre o Chile na tarde desta terça-feira (10/6), no Estádio de El Alto, no país sul-americano.
Em jogo da 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, Miguelito abriu o placar logo no minuto 5, após assistência de Medina – no fim, Monteiro definiu a vitória por 2 a 0. Além do gol no início, o jogador do América finalizou três vezes na meta, teve o chute bloqueado em duas oportunidades, acertou todos os três dribles que tentou e recebeu a maior nota da partida no SofaScore, site especializado em estatísticas: 8,4.
Essa bola na rede foi a sexta de Miguelito nas Eliminatórias Sul-Americanas em dez jogos disputados, média superior a um gol a cada duas partidas. Ele é o líder da artilharia da competição ao lado de Lionel Messi e Luis Díaz, representantes de Argentina e Colômbia, respectivamente.
O bom desempenho de Miguelito ajuda a Bolívia a sonhar com a vaga na Copa do Mundo de 2026, competição que o país não disputa desde 1994. A seleção é a oitava colocada com 17 pontos, um a menos que a Venezuela, time que está na sétima posição, lugar que garante vaga na repescagem intercontinental.
Já com a camisa do América, após empréstimo junto ao Santos, Miguelito soma sete jogos, dois gols e uma assistência. O boliviano se envolveu também em uma denúncia de racismo por parte de Allano, jogador do Operário, durante a Série B.