Ele não se cansa de fazer história. Nesta terça-feira (9/9), Cristiano Ronaldo elevou o próprio nome ao topo de mais um ranking: o de artilheiros das Eliminatórias para a Copa do Mundo em todos os tempos. Para isso, o atacante marcou o segundo gol de Portugal na vitória por 3 a 2 sobre a Hungria, na Puskás Aréna, em Budapeste, capital húngara, pela segunda rodada do Grupo F.
Com o tento, CR7 chegou a 39 bolas nas redes em 49 partidas de Eliminatórias. O gajo divide a artilharia com o ex-atacante Carlos Ruiz, da Guatemala, que marcou o mesmos 39 gols, mas em 47 jogos. Cristiano tem tudo para se isolar no ranking, uma vez que Portugal tem ao menos mais quatro compromissos na qualificatória para o Mundial de 2026, a ser disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.
O terceiro colocado da lista é ninguém menos que Lionel Messi. O meia-atacante argentino tem 36 gols em 72 aparições nas Eliminatórias Sul-Americanas. Contudo, Leo deve parar por aí.
Isso porque o camisa 10 do Inter Miami, dos Estados Unidos, indicou que não vai mais jogar o torneio. A despedida foi em grande estilo: dois gols na vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela na última quinta-feira (4/9), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 17ª rodada.
Como foi o gol de CR7?
Cristiano Ronaldo fez o segundo gol de Portugal diante da Hungria aos 13 minutos do segundo tempo. De pênalti, o atacante do Al-Nassr, da Arábia Saudita, virou o jogo para os portugueses – Barnabás Varga havia aberto o placar para os húngaros, e Bernardo Silva tinha empatado.
Depois, o mesmo Barnabás Varga deixou tudo igual, já aos 39. Porém, João Cancelo, dois minutos depois, deu a vitória a Portugal: 3 a 2.
Com o resultado, Portugal lidera o Grupo F das Eliminatórias, com seis pontos em dois jogos – 100% de aproveitamento. A seguir, aparecem Armênia (três pontos), Hungria (um) e Irlanda (um).
A competição prevê a disputa em turno e returno por pontos corridos. O líder da chave irá à Copa do Mundo de forma direta.
Maiores artilheiros das Eliminatórias da Copa (1934-2025)*
- Cristiano Ronaldo (Portugal) e Carlos Ruiz (Guatemala) – 39 gols
- Messi (Argentina) – 36 gols
- Ali Daei (Irã) – 35 gols
- Lewandowski (Polônia) – 31 gols
- Luis Suárez (Uruguai) e Dzeko – 29 gols
- Karim Bagheri (Irã) – 26 gols
- Kazuo Miura (Japão) – 27 gols
- Shevchenko (Ucrânia) – 26 gols
*Números publicados pelo jornalista Rodolfo Rodrigues